Resenha: A Identidade Secreta dos Super-Heróis - Brian J. Robb

31 outubro 2017

Do Super-Homem aos Vingadores, a evolução das lendas dos quadrinhos. A primeira aparição do Super-Homem em 1938 foi um momento sísmico na cultura pop mundial. Desde então, centenas de super-heróis foram criados, desconstruídos e reinventados para novas gerações de fãs de revistas em quadrinhos, especialmente os ícones da DC, Batman e Mulher-Maravilha, e os X-Men e Vingadores, do Universo Marvel. Você sabia que o Capitão América surgiu socando Adolph Hitler em sua revista de estreia? Que vários elementos da mitologia do Super-Homem, como a kriptonita — seu ponto fraco — e o amigo Jimmy Olsen, vieram do seriado de rádio e só depois foram incorporados aos gibis? Que a famosa minissérie Guerras Secretas, da Marvel, foi criada por encomenda para lançar uma linha de brinquedos e que foi publicada no Brasil completamente adulterada e mutilada? Esses e outros segredos guardados a sete chaves pelos personagens das HQs estão em A Identidade Secreta dos Super-Heróis. Nesta ampla e fascinante exploração do fenômeno dos heróis dos quadrinhos, Brian J. Robb mapeia a ascensão dos super-heróis americanos, do auge inicial na era da Grande Depressão em gibis descartáveis ao renascimento brilhante nos blockbusters mais populares do cinema do século XXI.
Edição: 1
Editora: Valentina
ISBN: 8558890412
Ano: 2017
Páginas: 304

Compre esse livro e outros com desconto com os cupons das Casas Bahia


Olá pessoas, estou aqui hoje para trazer para vocês uma resenha que parece que não quer sair, já que o Blogger está fazendo o favor de apagar os meus rascunhos, e o livro da vez é A Identidade Secreta dos Super-Heróis de Brian J. Robb e publicado no Brasil pela editora Valentina.
O livro é um compêndio, muito rico que nos apresenta o resultado de um grande trabalho de pesquisa do Brian que vem a ser uma grande fonte, para vários acadêmicos do meio de artes e comunicação que planejam tecer suas pesquisas sobre temas relacionados ao universo dos quadrinhos. Além de ser uma obra que todo fã de HQ deva ler pelo menos uma vez na vida.

Na obra o autor foi a fundo na história dos quadrinhos desde o surgimento do Super-Homem em 1938 com a Action Comics, vendida a 10 centavos e que ninguém imaginaria que anos depois um exemplar daquela revista chegaria a valer 1.000.000 de dólares. A obra se divide em 5 arcos e cada um deles se refere a um momento importante da época dos quadrinhos e traz detalhes sobre esses momentos, desde os heróis que foram surgindo, quem os criou, qual a motivação para que eles fossem criados e como eles interagiram (de certa forma) com o momento histórico referente a cada época no mundo real.
Ou seja, nós lemos/vemos nascer a Era de Ouro dos quadrinhos junto ao o Super-Homem e ao Batman no primeiro arco chamado Origens
Em seguida temos o segundo arco, chamado Crise, onde vemos um período conturbado durante a segunda guerra mundial, e o fim da Era de Ouro. Nesse período muitos heróis foram utilizados para promover o patriotismo americano e chegaram até mesmo a interagir com os vilões do mundo real. 
O terceiro arco recebeu o nome de Excelsior e nos apresenta o surgimento da Marvel como uma desafiante genuína a DC Comics e sua ascensão com seus heróis mais "realistas" graças a Stan Lee e Jack Kirby. Que colocaram a Marvel num patamar de "contracultura" dos quadrinhos, enquanto a DC representava o sistema, certinho e regrado. O que gerou uma grande competição entre as duas empresas, levando a DC a reformular os seus super-heróis, mudando seus valores pessoais e inovando em muitas de suas histórias. 
O Arco 4 chama-se Confusão e inicia-se com o fim da Era de Prata, marcado pela demissão de Jack Kirby da Marvel e a aposentadoria do editor permanente da DC Mort Weisinger. Trazendo à tona uma nova geração de autores nostálgicos as eras passadas e que deram inicio a Era de Bronze dos Quadrinhos, que vai de 1970 à meados de 1980 quando os super-heróis assumiram tons mais sombrios, que muitas vezes deixavam em dúvida se esses eram Super-Heróis ou Anti-Heróis. Foi nessa fase que surgiram dois nomes na DC Comics,  que anos depois teriam grande peso Frank Miller e Alan Moorel. Nessa época também houve um Boom de revistas independentes, muitas delas com conteúdo mais "adulto" o que influenciou a Marvel e a DC a criarem selos voltados ao público adulto Vertigo pela DC e Epic pela Marvel. 
O Arco 5 recebe o nome de Dominação e chega até os tempos atuais, mostrando como os Super-Heróis saíram dos quadrinhos e tomaram conta de tudo, tornando-se seriado na televisão a protagonistas de Blockbusters do cinema.

Como vocês podem perceber A Identidade Secreta dos Super-Heróis é uma obra extremamente rica e composta, que apesar de se tratar de um livro de pesquisa, possui uma linguagem acessível e proporciona uma leitura agradável, por isso recomendo muito a leitura, para estudantes das áreas de artes e comunicação, como estudante de Design eu pude perceber que o livro possui muito conteúdo a acrescentar para mim no curso e recomendo também aos fãs do gênero, como fonte de conhecimento sobre os seus personagens favoritos e conteúdo para conversa e debate com os amigos. Sem sombra de dúvidas vocês vão se deparar com algo muito interessante. O Trabalho gráfico do livro está lindo e faz completamente jus a temática e a revisão está impecável como sempre acontece com as obras da Valentina.

Espero que tenham curtido a resenha e não deixem de deixar suas opiniões nos comentários.
Beijooos ♥

8 comentários:

  1. Oi Kris tudo bem?
    Que demais essa resenha linda, fiquei muito feliz de saber a sua opinião, ainda mais a identidade secreta, parece ser um livro e tanto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Kris,
    Adoro esses livros que contam a história dos quadrinhos, a evolução...
    Conheço muita gente que não curte muito, mas fazer o que? Eu fui alfabetizada com quadrinhos, meus pais tem coleções enormes e sempre que posso dou uma escapadinha de um livro e outro para ler um quadrinhos.
    Adorei a sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Kris!
    Já tinha lido uma resenha sobre esse livro um tempo atrás e fiquei bem interessada nele. Eu normalmente, não leio muitos quadrinhos, mas adoro os filmes e enredos dos super-heróis, então acho que esse livro vai me interessar demais!
    Gosto de saber como eles foram criados, nas suas épocas e o motivo.
    Agora, lendo a sua resenha, tenho certeza que vou colocar na minha lista!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Kris, estou de olho neste livro desde que soube do lançamento dele, mas não o li ainda. Achei legal ser divido em arcos e cada um falar sobre o surgimento de determinado heroi, para quem é fã como eu, uma leitura e tanto.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Oiii Kris, tudo bom?

    Ainda nem conhecia a obra, achei diferente, interessante, é bem distante do que costumo ler então acho que seria uma aposta legal pra sair da zona de conforto. Gostei da dica.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem?
    Já tinha visto esse livro antes, e agora com sua resenha me deu mais vontade ainda de ler :)
    Beijus

    ResponderExcluir
  7. Oi Kris, com certeza os fãs de quadrinhos e super-heróis devem ficar loucos com esse livro. Eu gosto de quadrinho e de super-heróis, mas não sou mega apaixonada. Gostaria de ler esse livro para saber mais sobre cada personagem e tal, imagino ser uma leitura muito boa. BJs

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito fã de quadrinhos não, mas a resenha ta otima como sempre. espero que meus rascunhos não sumam se não to na roça.

    http://www.falaaianny.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥