Resenha: Ó, O Globo - Ana Beatriz Manier

22 fevereiro 2017



Edição: 1
Editora: Valentina
ISBN: 9788558890373
Ano: 2017
Páginas: 192
Compre: Amazon - Saraiva - Submarino
Sinopse: Sou um ícone da carioquice, um amigo de infância, dizem até que já sou membro da família. Memória gustativa de 99,9% dos que no Rio de Janeiro vivem, viveram ou viverão. Sou repleto de curiosidades. Estreei por aqui no Aterro do Flamengo, fiz fama em Botafogo. Sou sessentão, mas nem pareço. Sou redondo e farelento, com muito orgulho. Sempre fresquinho, só ando de verde ou vermelho. Tem quem goste de mim bem bronzeado. A maioria me prefere salgado. O mate é meu melhor amigo, somos quase inseparáveis. Adoro praia, estou sempre no Maracanã, não importa qual time esteja em campo. É verdade o que dizem por aí, não circulo por rua pouco movimentada. Embora meus pais tenham raízes espanholas e portuguesas, sem mandioca eu nada seria. Detesto publicidade, “Pra quê?”, pergunto, “Se já sou tão querido!” Metido a iguaria, frequento festas descoladas, mas não perco as infantis, não mesmo. Tenho um parente que vive tentando me imitar, nem ligo. Sou saudável e nutritivo, pode me traçar sem culpa. Uns gostam, outros me adoram. Há até os que me idolatram, é sério (afinal, sou global). Bem, há um ianque que me detesta, lá em Nova York, tá out ele. Minha receita de sucesso? Sou feito com muito amor e carinho.
 Oi gente, hoje eu estou aqui pra trazer para vocês uma resenha totalmente diferente, pois essa é até uma leitura que veio me tirar da minha zona de conforto por se tratar da resenha de uma biografia e não de uma biografia comum, mas da biografia de uma marca. Como vocês puderam notar a marca em questão é o Biscoito Globo, uma marca que eu incrivelmente por morar em um estado "so so far away" e nunca ter ido ao Rio, acabei só tendo a oportunidade de conhecer agora, através da Editora Valentina.
Ó, O Globo é uma  biografia diferente, porque nela a Ana Beatriz Manier vai além do óbvio que seria falar apenas da marca e viaja no tempo, indo buscar até mesmo as raízes da família Ponce Fernandes, os criadores do biscoito Globo e nos presenteia não só com a história desse biscoito, nascido em São Paulo e criado no Rio, mas também com um vislumbre da história do Brasil e do Rio de Janeiro. E é assim que mergulhamos nessa história de sucesso que está intrinsecamente envolvida com vários outros marcos da história nacional.

Imagem fonte: Palavra de Carioca

Sendo assim acompanharemos a história desse biscoito muito antes dele ser criado, acompanharemos a vinda dos pais de um dos criadores para o Brasil, o seu casamento, as suas vivências e todos os detalhes que acabaram culminando na criação do Globo, e depois a sua evolução até os dias atuais com direito a logotipos redesenhados e polêmicas com o New York Times. Tudo isso sempre sem deixar de dar valor a todos os funcionários que ao longo da leitura podemos perceber, que são parte muito importante dessa trajetória, desde a sua criação e são também valorizados como tal.

Muito legal nessa Biografia foi justamente o diferencial da escrita da autora. Como eu falei anteriormente, não costumo ler o gênero devido a na maioria das vezes que tentei  ter me deparado leituras lineares e monótonas, muitas vezes enfadonhas e isso é justamente o que a Ana Beatriz não deixa acontecer. Ela conduz a história o tempo todo com uma narrativa jovial e intercala a parte mais séria, com curiosidades muito divertidas, o que torna a leitura, legal e fluída. E isso nos mostra que uma obra biográfica, pode ser bem embasada, consistente, séria sem tornar-se chata, o que ai meu ver sem dúvidas atrairá mais jovens para esse gênero.

O Trabalho gráfico da Editora Valentina para esse livro foi maravilhoso, a capa do livro é linda e o detalhe do recorte dá uma graça maior ao que já estava incrível. A diagramação do livro está muito organizada a revisão impecável. Quero agradecer especialmente pela oportunidade de experimentar o Biscoito Globo, Alice adorou.

Uma publicação compartilhada por Conversas de Alcova | Reviews (@ladycereja) em


Eu recomendo a leitura do livro a todos, mas especialmente aos estudantes de Marketing e de Administação, pois sem dúvidas terão nessa obra a chance de acompanhar a história real de uma marca de sucesso do nosso país.
Queria sugerir a família Ponce que pense com carinho em abrir uma filial aqui em Pernambuco, temos muitas praias. seria sucesso com certeza! hehehe
#QueremosBiscoitoGlobo

E vocês, já conheciam o Biscoito Globo, gostam??? Contem-me tudo, não escondam-me nada, nos comentários é lógico. 
Beijoos ♥





5 comentários:

  1. Olá tudo bem?
    Eu adoro esse biscoito Globo, sempre que vou a praia eu como e fiquei surpresa por ter uma biografia. Achei bem interessante eles falarem da marcas mas te confesso que não leria pelo fato de não gostar de ler biografias. Então vou deixar a dica passar. Mas fico feliz que tenha conhecido um pouco mais obre a marca e esse livro tenha te tirado da zona de conforto.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Kris,
    eu também nunca fui ao rio e por isso nunca experimentei o biscoito Globo, mas fiquei com vontade deveriam abrir uma filial aqui em PE mesmo. Acho que eu lembro dessa polêmica do New York Times, foi quando eles disseram que não tinha gosto de nada, né? Povo chato.

    ResponderExcluir
  3. Olha, como não tenho problema com biografias, mesmo não lendo qualquer uma, só dos que tenho interesse, acredito que leria essa livro se boas... Achei curioso conhecer a trajetória dá marca de biscoito.
    E desde que vi Alice comendo, fiquei com vontade de comer tb hahahahah

    Bjs...

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Ah que legal kkkk Vi Alice comendo mas nem associei ao livro!! Agora entendi tudo!!
    É o tipo de livro que deve trazer muita coisa útil aos estudantes da área, mas conhecimento nunca é demais, e eu sempre gosto de biografias (só não leio mais por falta de tempo)

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Kris!!

    Moro no estado de SP, mas nunca fui ao Rio e também só conheci o biscoito através da editora.
    Achei bem interessante o fato de ser a biografia da marca e dos detalhes que trás! Não é uma leitura que eu faria no momento, mas bem fiquei com vontade de comer biscoito agora hahahah!
    Bjs

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥