Resenha: A Diversidade em Perigo, De Darwin a Lévi-Strauss - Pascal Picq

17 janeiro 2017



Edição: 1
Editora: Valentina
ISBN: 8558890250
Ano: 2016
Páginas: 272
Tradutor: Maria Alice Araripe de Sampaio Doria
Sinopse:
O famoso naturalista Charles Darwin, na aurora de sua carreira, realizou uma viagem que lhe permitiu avaliar a extraordinária riqueza do mundo natural. Para ele, não haveria vida sem evolução e não haveria evolução sem diversidade! Um século depois, aquele que se tornaria um grande antropólogo, Claude Lévi-Strauss, partiu, ainda muito jovem, para a descoberta dos povos da Amazônia e compreendeu que a diversidade cultural era crucial para a evolução do homem. Neste livro, Pascal Picq imagina que os nossos dois cientistas partem novamente para a aventura, para a redescoberta do Novo Mundo. Entretanto, Charles Darwin e Claude Lévi-Strauss teriam dificuldade em reconhecer esse Novo Mundo, a tal ponto as diversidades natural e cultural foram danificadas. À medida que as espécies desaparecem e as culturas e as línguas morrem, é o nosso futuro e o da Terra que são prejudicados. Darwin e Lévi-Strauss nos avisaram. Por que não os compreendemos? Podemos, enfim, ouvi-los? Um apelo fascinante a uma conscientização urgente e salutar.


Hello queridos homos sapiens (?)
Hoje eu estou aqui pra trazer para vocês uma resenha não tão convencional aqui no blog, por ser de uma leitura mais acadêmica do que recreativa. O livro em questão é A Diversidade Em Perigo do antropólogo Pascal Picq.

A Obra é dividida em três partes, que poderiam ser nomeadas como Passado, Presente e Futuro. Na primeira delas, o autor nos conta sobre a descoberta da diversidade natural e cultural, selvagem e doméstica através da analise das viagens de Darwin e Lévi-Strauss. Na segunda, Picq traça um paralelo entre os caminhos da evolução e os e da biodiversidade de ontem e de hoje. E, por fim, na terceira parte ele explora a temática de como a evolução do homem tem atingido a diversidade e as suas consequências. 

Logo que soube do lançamento desse livro eu fiquei muito interessada em fazer a leitura, pois antropologia é uma temática bastante recorrente dentro do curso de design, assim como eu acredito dentro da maioria dos cursos de ciências humanas e sociais, e definitivamente não me arrependi. Pois apesar da temática complexa e de certa forma, até pesada, porque chega a ser assustador ler um cientista afirmando que a terra se encaminha para mais uma extinção, a obra é escrita de uma maneira agradável e natural, proporcionando uma leitura fluída e até mesmo dinâmica, algo que não é muito comum em livros do gênero.


A Diversidade em Perigo é um grito de alerta e poderia chamar-se perfeitamente a humanidade em perigo, ainda mais quando a maioria dos seres humanos, se mostra tão egoísta ao ponto de acreditarem que são os únicos seres vivos importantes para a sobrevivência da terra. E esses mesmos também acreditam muitas vezes que as suas culturas são as únicas certas e/ou importantes também. Essas são algumas das questões exploradas na obra. 

Pascal Picq aborda profundamente a questão da extinção das espécies, não os grandes animais, que normalmente são mais falados, mas as pequenas espécies, que muitas vezes não são tão falados e por isso muitas pessoas não sabem que o seu desaparecimento, acarretará grandes problemas para todo o ecossistema. Incluindo nós Seres Humanos. 

É provável que você já tenha lido ou ouvido falar que as Abelhas, estão entrando em extinção, devido principalmente ao uso de agrotóxicos nas plantações e que o desaparecimento delas, acarretará o desaparecimento de várias espécies de plantas, uma vez que elas são umas das principais polemizadoras da natureza e o desaparecimento dessas plantas poderá desencadear um processo em cadeia. As consequências disso não serão sentidas hoje, e nem amanhã, mas cooperará no processo de caminhada do homem para a sua própria extinção.
Esse exemplo não foi retirado do livro, mas foi uma das melhores formas que pude usar para explicar sobre o que essa obra fala e para elucidar a sua importância. Pois essa é sem dúvidas uma obra que deve ser lida, absorvida, e espalhada. Ainda dá tempo de fazermos diferente!

A Edição da Editora Valentina está muito agradável, a capa do livro é simples, bonita e moderna, sem dúvida corresponde perfeitamente a temática do livro. A Diagramação e a revisão estão impecáveis como sempre acontece com os livros da editora. Sem dúvidas eu recomendo essa leitura a todos, principalmente aos universitários, pois esse é sem dúvidas um livro que pode auxiliar muito na sua monografia.

Espero que tenham gostado da resenha, não deixem dedeixar a sua opinião nos comentários.
Beijoos

14 comentários:

  1. Oi Kris, tudo bem? É de fato uma leitura que foge totalmente da minha zona de conforto, mas também esquadrinha um assunto que chama minha atenção.
    Vou adicionar o livro na minha lista de leitura.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kris
    Li muito sobre Darwin e Lévi-Strauss na Faculdade e na especialização, gostei de sua resenha, objetiva, direta ao ponto e apresentou bem o livro. Nunca li nada de cunho acadêmico da editora Valentina, geralmente, procuro outros editoras, mas o livro me deixou curiosa para saber mais da abordagem.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?

    Não conhecia esse livro da editora. As únicas vezes que li um livro assim foi no ensino médio, faz muito tempo. Gostei muito da resenha, ela me fez querer ler esse livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oiê! Esse não é o tipo de leitura que eu costumo ler e temo que a acharia um pouco enfadonha, apesar do tema ser bastante interessante. Sempre fico pensando na possibilidade de extinção humana quando vejo as pessoas falando sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Muito se fala nisso como se fosse uma obrigação do ser humano, mas eu sempre penso que é mais do que isso. Preservar o planeta é uma necessidade, uma questão de auto preservação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Gostei da indicação do livro mesmo sendo mais acadêmica e menos recreativa, mas aborda um tema que me chama muito a atenção.
    Muito se fala na preservação da biodiversidade, mas o que vemos sendo aplicado na prática é totalmente contrário. O desenho Bee Movie retrata muito bem essa questão das abelhas estarem sumindo e o que isso pode gerar para fauna e flora.
    Adorei saber suas impressões e espero poder ler no futuro.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Vi antropologia na faculdade, das temáticas que mais gostei de estudar... nossa, Strauss foi esmiucado na academia hahaha tbm acho interessante a abordagem de Darwin, ms não conhecia essa obra nem recordo de ter visto esse autor na faculdade...
    Vou ficar atenta aos artigos e demais obras dele, a leitura parece interessante...
    Bjs...

    ResponderExcluir
  7. Oie
    o livro não parece ser muito atraente opara mim se comparar com o que costumo ler mas parece ser uma leitura muito interessante e a edição está muito legal mesmo

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Infelizmente no meu curso não tive aula de antropologia então as únicas coisas que sei sobre as espécies e evoluções aprendi na escola. Achei este livro bem diferente e super interessante para quem se interessa pelo tema.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  9. Olá Kris, esse não é o meu estilo habitual de leitura, mas gostei do tema e da forma que ele parece ser tratado e sua resenha ficou bem legal me deixando com curiosidade de lê-lo. Dica anotada.

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Kris!!
    Normalmente não me interesso por obras mais acadêmicas, mas este livro realmente é muito interessante, fiquei com vontade de ler, ainda mais depois que vi uma matéria em que fala da quase extinção de um tipo de boto aqui no Brasil que caso ocorra vai acabar com o ecossistema local.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu tô muito apaixonada pelo seu blog, sério. Ele é lindo, as fontes são ótimas, é tudo fofo e bem organizado! Sobre o livro, desde a capa o titulo e a sinopse eu já me senti interessada. Faço Ciências Sociais, então esses autores são sempre muito citados e seria ótimo poder ler algo assim fora do currículo da academia:D Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  12. Hey,tudo bem ??
    Bom eu confesso que não é o tipo de livro que normalmente leio, mas sou bem eclética com essa questão de gêneros e adorei saber desse livro, com certeza vou procurar saber mais sobre o livro é colocar ele na minha lista. Ótima resenha!!!
    Beijos Literários.

    www.blogparadaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Não costumo ler este tipo de livros, mas fiquei curiosa. Apesar de às vezes ser um pouco cética com o assunto, gosto de pensar que tudo tem muitas variáveis a serem consideradas.

    euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Que temática interessante pra ser abordada! Eu gosto muito de antropologia, sempre levo pro lado social... minha irmã é apaixonada tb, mas ela tem um olhar biológico, que é bastante característico dela. Ainda não tinha visto o livro, mas claro que já estudei sobre darwin e evolução... é realmente muito interessante e importante pra humanidade ser lido...
    bjs

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥