1° Feira Nacional de Livros do Agreste - FENAGRESTE

18 agosto 2016

Olá Meus Amores!, os dias por aqui foram - ainda estão - beeem corridos! A cada momento só pensava em vir aqui contar a todxs como foi a Fenagreste, afinal a primeira agente nunca esquece não é verdade?!, bom vou deixar de blá blá blá e vamos ao que interessa! espero que vocês gostem do que eu trouxe 

Já na abertura do evento uma surpresa fantástica, afinal nada como conhecer a história de suas origens, e foi com assim com o painel de abertura sobre Álvaro Lins, um escritor fantástico fruto da rica cultura Caruaruense, com apresentação do presidente do Instituto Histórico de Caruaru, Walmiré Dimeron,  e tendo como debatedores o escritor e novo integrante da Academia Pernambucana de Letras Lourival Holanda e o jornalista e doutor em letras Eduardo Maia.

E... como boa editora que estava extremamente ansiosa para contar a vocês tudinho, não deixei de trazer uma contribuição dos nobres mestres da Literatura para nós!
Para Eduardo Maia, "A critica hoje se espalha em vários meios, ainda está no jornal de forma meio capenga mas ainda está, está na universidade que produz coisas de ótima qualidade, está na internet nos blogs no canais de YouTube, e temos várias formas de critica. Mas o que não podemos perder desse legado do passado é que a critica ela pode ter um papel muito mais relevante quando o critico não é simplesmente um especialista que só faça para os seus , é alguém que está disposto e pode conceber a sua voz para o debate público, isso eu acho que é a missão de uma figura como Alvaro Lins e que podemos pensar para os dias de hoje, mas ele tem que estar disposto também a fazer com que essas ideias circulem e sejam debatidas, contrariadas, o intelectual, o critico é uma figura publica, de ideias a traição se dá quando os intelectuais se fecham no seu próprio ambiente para receber tapinhas nas costas de seus próprios colegas e isso não faz sentido, esse é maior desafio principalmente da academia e acima de tudo o desafio de ser plural, desprender-se de sua zona de conforto que é sua especialidade."

Para Walmiré Dimeron : "É super importante esse trabalho porque se aprofunda com embasamento técnico, a leitura por si só, ela traz universos inimagináveis, mas quando você fundamenta o exercício da leitura e o exercício da escrita tecnicamente embasado e com profundidade, com propriedade, obviamente que os resultados são os melhores e mais ricos possíveis."
Ah!!! com direito a desejos de sucesso à nosso Blog,
tá pensando que acabou?! não mesmo!

Para Lourival Holanda "de um modo geral precisamos ter essa exigência com relação ao mundo contemporâneo com um certo rigor crítico ver o mundo com distanciamento para evitar adesões que são "enceguecedoras", a critica é importante, não como doutrina mas como exercício intelectual leve, mas como exigência, não confundir a resenha que é um movimento para o exterior, já a critica é o movimento interior, então enquanto uma faz o movimento de superfície a outra faz o movimento de sonda."

Que tal agora saber um pouco mais sobre Álvaro Lins, dá uma olhadinha no vídeo aqui em baixo!

video 

Espero que vocês gostem e que desperte o crítico que adormece em você, depois eu trago mais notícias sobre esse evento que foi fantástico! Não esquece de comentar ok?!

3 comentários:

  1. Olá!
    Sei bem a ansiedade que a gente fica com esses eventos.
    Gostei muito do post, as opiniões de Eduardo Maia e Lourival Holanda foram as que mais me chamaram atenção, principalmente por concordar com boa parte do que disseram. Acredito que deve ter sido um painel bastante interessante.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Esse evento deve ter sido extremamente emocionante para você e mal posso esperar para saber mais novidades.
    Nunca tive a oportunidade de participar de um evento como esse, então espero que aproveite bastante.
    Desconhecia os nomes aqui citados e adorei conhecer um pouco mais sobre eles.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Kris, qualquer evento literário me deixa empolgada. Uma boa oportunidade para aprofundar em mais conhecimentos sobre a critica, principalmente nos tempos atuais. Se tiver fotos quero ver. Bjkas

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥