Resenha: Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné - Suzana Ventura e Helena Gomes

15 julho 2016




Edição: 1
Editora: Biruta
ISBN: 9788578481698
Ano: 2015
Páginas: 104
Sinopse:O bem e o mal podem causar muita confusão na nossa cabeça. É difícil saber o que é certo e o que é errado, pois algo que é considerado errado hoje pode ser certo amanhã. Viu como é complicado? Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné, além de levar você ao universo dos contos de fadas, chega para provocar reflexões sobre assuntos em que você talvez nunca tenha pensado. Com estas leituras, esperamos que as sementes do questionamento sejam plantadas por aí. Seria ótimo se você ajudasse a regá-las.

Resenha

Inhaí pessoas?
Recebi mais uma lindeza da Biruta pra resenhar, e como sempre estou em êxtase.
Não é novidade pra ninguém que eu sou A LOUCA dos Contos de Fadas, e quanto mais obscuro melhor. Imaginem a minha felicidade ao ver que as autoras se basearam em contos de fadas russos, iugoslavos, entre outras belezinhas desconhecidas para colocar em pauta questionamentos éticos e levantar um debate bastante maduro com os pais, a fim de repassá-lo aos pequenos.
As histórias são bastante interessantes e fogem daquelas mais conhecidas (pelo menos por mim), embora sejam bastante parecidos, com suas personagens comuns a todos os contos, e as narrativas muito próximas, sempre recheadas de ensinamentos morais.
De todas as histórias, entretanto,a única que pareceu muito com algo que eu já conhecesse foi " Pimentãozinho", que é muito semelhante à historia do Pequeno Polegar.
Apesar de ter aquela violência típica dos contos de fadas (abandonos, "coças" e mortes de dragões e etc.) "Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné" é um livro bem mais moderado que A donzela sem mãos, por exemplo, e não vai chocar ninguém. É um livro infantil mesmo, e acredito até que as histórias tenham sido suavizadas de sua brutalidade original.
Contos de Fadas são uma coisa muito maluca, ou pelo menos eram, em sua versão original.
Tem uns dez anos que li um original da Chapeuzinho Vermelho de Perrault, pro meu curso de francês, e até hoje não estou completamente curada do choque, (acho que vem daí meu encanto pelas versões mais cruas dos contos, sem o adocicado Disney) mas não é o caso deste livro.
Aliás, em seu posfácio bastante politicamente correto, ele traz, em uma linguagem bastante adulta, sérios questionamentos éticos sobre as condutas morais dos "heróis" das historinhas, e acho bastante interessante que os pais primeiro leiam sozinhos este livro, e elaborem sobre essas questões, para depois transmiti-las aos filhos.
As curtas considerações sobre cada história são extremamente relevantes, e as questões bastante atuais. 
Fora o trabalho de pesquisa de contos bastante interessantes e originais, e a questão filosófica sobre moral, quero ressaltar as lindas ilustrações de Alexandre Camanho, e o trabalho gráfico da Biruta, que é sempre lindo e encantador, e neste caso salta ainda mais aos olhos.
A capa é sem dúvida a mais bonita que tenho da Editora, e as ilustrações internas são surreais de lindas. Livro daqueles de deixar bem arreganhado na estante, pra ostentar sem cerimônia.



Espero que tenham gostado de conhecer mais essa coisa linda da Biruta ( <3) e que se interessem pela leitura.
Eu simplesmente viajei nas páginas, e ainda estou encantada com essa coisa linda.
Beijo procês.


3 comentários:

  1. Os livros da Biruta é só amor, além das historias serem encantadores, o projeto editorial é divino. É incrível imaginar que os contos de fadas foram inspirados na história, adorava quando tinha cadeira sobre cultura brasileira e estudávamos as lendas e como elas surgiram, o contexto histórico que elas se encontravam e os contos de fadas não são diferentes. Fiquei curiosa pelo livro, mesmo que os contos de forma mais adocicada.
    Beijo
    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já li esse livro e acho lindíssimo. Cada pequena história que tem dentro dele, tem ensinamentos incríveis, sem contar que a editora Biruta é um amor com as edições muito bem feitas. Eu também amo contos de fadas :D <3

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela leitura tão generosa! Eu amo a Biruta também!!! (E espere que lá vêm os volumes 2 e 3 da Coleção!)

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥