Resenha: Mulheres - Carol Rossetti

02 maio 2016

 
Edição: 1
Editora: Editora Sextante
ISBN: 9788543102276
Ano: 2015
Páginas: 160
Sinopse:
Em 2014, a ilustradora Carol Rossetti começou a desenhar mulheres diversas para testar seus lápis de cor. Nunca poderia imaginar que suas criações despretensiosas ganhariam o mundo e iriam viralizar na internet a ponto de se tornarem matéria na CNN.
Com um traço característico e frases inspiradoras, Carol quebrou tabus e espalhou uma mensagem que ecoou em mulheres do mundo todo: somos fortes, merecedoras de respeito e especiais do jeito que somos, independentemente de opiniões e julgamentos alheios.
Agora, essa mensagem ganha o formato de livro e inclui textos sobre os temas centrais abordados em suas ilustrações, como corpo, estilo, identidade, relacionamentos e superação.
“Existem mulheres negras, brancas, morenas, latinas, asiáticas, indianas, indígenas. Existem engenheiras, donas de casa, prostitutas, senadoras, artistas, executivas, atrizes. Há mulheres cegas, surdas, mudas. Mulheres bipolares, deprimidas, ansiosas.
Existem heterossexuais, lésbicas, bissexuais, arromânticas, pansexuais, assexuais. Mulheres cristãs, ateias, budistas, islâmicas.
Há mulheres que não são ativistas, que nunca ouviram falar em feminismo, que nunca discutiram racismo. Mulheres que lutam de formas diferentes, a partir de ideias que não conhecemos. Existem mulheres que têm vergonha de compartilhar suas escolhas por medo de serem julgadas. E mulheres que discordam de tudo isso que eu disse até aqui.
Cada uma tem sua própria história, e acredito que todas elas merecem ser ouvidas e representadas. Minha abordagem será abrangente, convidando todos os que dividem comigo essa ideia de liberdade a celebrar a diversidade do ser humano.
 
 Resenha
 
Eu comecei a dar pulinhos quando vi que receberia Mulheres.
Já sigo o Facebook de Carol há um bom tempo, e saber que teria em mão esse instrumento maravilhoso de empoderamento feminino me deixou em êxtase.
Mulheres é uma extensão física do projeto da Carol na internet, coisa de deixar na mesa de centro da sala para as visitas verem, emoldurar, colar na cara, enfim expor como der e puder.
As ilustrações são maravilhosas, e as mensagens de empoderamento são incríveis.

Para quem é feminista é um “tem que ter” e para quem não é, mais ainda, pois assim poderá de forma lúdica compreender todas as formas de repreensão que a sociedade machista nos submete, enquadrar-se em alguma delas, e perceber o mal que nos faz.

Fora toda a beleza gráfica e a importância da mensagem do livro, o trabalho de montagem dele é incrível. O livro é dividido em tópicos como Corpo, Moda, Amor, e dentro de cada tópico, as ilustrações estão em ordem alfabética pelo nome de cada mulher retratada. De uma lindeza absoluta essa preocupação.
Para presentear a sobrinha novinha, a tia solteira com mil gatos, o namorado, você mesma. Todo mundo tinha que ter essa coisa linda. É sério! Fui tiete, admito, mas não tem como não ser.

Mulheres é pra toda mulher no mundo, e é para todo homem. É a desconstrução de padrões em forma de um livro lindíssimo.
 


Um comentário:

  1. Dever ser muito legal, o livro todo é assim de ilustra e frases? Eu achei bem interessante nunca vi nada assim... Isso daria várias plaquinhas pra casa e ficaria lindo...
    www.diariodaanny.com.br

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥