Resenha: Escrito Sob Fogo e Sangue - A Decisão de Adrieni Yassine

12 maio 2016




Edição: 1
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira.
ISBN: 9788576799979
Ano: 2013
Páginas: 200
Sinopse:Um amor marcado por séculos de luta
ESCRITO SOB FOGO E SANGUE – A DECISÃO é uma viagem no tempo, em um futuro no qual o mundo é muito diferente do que conhecemos hoje. As histórias de amor e de luta são recheadas de magia, fogo e sangue. As raças expulsas, bruxas e magos iniciam seu retorno para o planeta azul. Elas se misturam, se amam e se odeiam. Afinal, viveram com os humanos.
O equilíbrio está na superação individual, as diferenças são marcadas por Kir e Destroc, os pais do redentor, aquele que unirá as forças de todas as raças.
Mas esta história teve seu início há muitos séculos. O passado e o futuro se misturam no inacreditável. A esperança dos humanos, o sangue que alimenta os vampiros, o impulso animal que protege os lobisomens e a magia e o fogo que orienta os magos e bruxas.



Resenha


Olá Leitorxs!
Hoje eu cá estou para dividir com vocês uma resenha bem complicada de escrever, porque pra mim é péssimo escrever sobre um livro que eu não gostei e infelizmente aqui foi esse o caso. Confesso que foi uma ligeira decepção, pois eu curti tanto a capa do livro, que é linda, e a sinopse, mas infelizmente a história não correspondeu as minhas expectativas.


A Obra é confusa, mas deve se encaixar ali numa fantasia distópica. Nela a humanidade poluiu muito o meio ambiente e estão prestes a destruir a terra de uma vez por todas. O que faz com que Lanah, uma espécie de bruxa, que é a representante da Ordem do Universo resolva vir a terra na tentativa de ajudar os humanos, junto com quatro bruxas e quatro elementais, só que elas tem um prazo pra isso 12 anos. Cada uma das bruxas e das elementais recebem uma missão, mas pelo que percebi a principal é a de Kir, que seria tentar recuperar o mago Destroc, que um dia já foi um mago bom, mas se corrompeu e agora é quem mais destrói a terra.

Basicamente é isso, eu sinceramente, não entendi muito bem a obra e olha isso é difícil! Mas, confesso que ao longo dessa leitura tudo foi tudo tão confuso, que eu tô aqui escrevendo  resenha e coçando a orelha. Acho que houveram personagens demais na obra e todas eram tão parecidas, que faz com que seja desnecessário que houvessem tantas. Ao longo a obra a autora mesclou tantas mitologias e religiões que a coisa ficou muito, muito confusa, eu percebi elementos da Wicca, do Kardecismo, da Grande Fraternidade Branca e do Cristianismo, propriamente dito, o que me lembrou bastante das revistinhas da Eddie Van Feu. A trama inicialmente tem uma premissa que poderia ter sido melhor desenvolvida, sobre  conservação do meio ambiênte, mas a autora meio que deixa completamente de lado os problemas do planeta pra focar no relacionamento de Kir e Destroc, que ainda tem umas bases meio reencarnatórias (ou algo parecido). Pra completar a autora ainda trouxe à tona uma profecia que mescla o cristianismo, através de um messias, com a fantasia, pois diz que esse seria mestiço de humanos, lobisomens e vampiros e foi ai que eu percebi que se em algum momento eu achei que estava entendendo alguma coisa, eu só me enganei. Não rolou.


No final das contas fiquei com uma sensação muito ruim em relação a leitura, não pretendo ler a continuação e acredito que a obra merece uma revisão completa, não no sentido de ortografia e sim de organização das ideias, a autora precisa da ajuda de um(a) leitor(a) crítico de sua confiança que debata com ela os pontos abertos do livro e a ajude a amarrar as pontas soltas, assim como a enxugar a sua narrativa pra que ela obtenha um melhor entendimento. Pois, a obra têm potencial, mas precisa de um bom amadurecimento. Se vocês quiserem ler a obra pra tirarem suas próprias conclusões, digo que leiam.

Beijos

Um comentário:

  1. eu já tinha ouvido falar desse livro e falaram que é bem fraco mesmo... pelo tema e capa eu até leria. mas tendo tão mal desenvolvimento, prefiro passar dessa vez... ttalvez se for reescrito, eu possa dar uma chance algum dia...

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥