Resenha: Missão Pré – Sal 2025 de Vivianne Geber

05 maio 2016


Edição: 1
Editora: Record
ISBN: 9788501104281
Ano: 2015
Páginas: 252
Sinopse:Londres, segunda década do século XXI. Rodolfo Ruppel, oficial da Marinha brasileira, é enviado à capital britânica numa missão secreta, sob o pretexto de participar de evento de uma empresa especializada em defesa naval. Viaja com a esposa, Carla, e pretende aproveitar a oportunidade para tentar reinventar o casamento já desgastado. Pouco lhe é informado acerca da missão, mas sabe que terá de recapturar informações roubadas sobre o ambicioso Projeto Pré-Sal 2025, grande conquista tecnológica da Marinha brasileira: um submarino híbrido, semidiesel, seminuclear – a arma capaz de alçar o país à elite militar mundial –, cujo principal objetivo era a defesa do pré-sal brasileiro. As instruções, criptografadas em Os girassóis, de Vincent Van Gogh, envolvem Ruppel em uma rede de alianças e traições, trama intrincada em que conhece a misteriosa e sedutora engenheira naval Victoria Borges, que o conduzirá a um mundo de prazer e perigo até então desconhecido. Vivianne Geber é militar há 17 anos, prestando assessoria jurídica à Marinha do Brasil. Em Missão pré-sal 2025, a autora utiliza seu conhecimento profissional para trabalhar com grande habilidade questões factuais na envolvente trama de espionagem. 




Inicialmente, quero enfatizar: Missão Pré- Sal 2025, é um Romance de espionagem. 
Porque, quando ele chegou eu pensei que a narrativa fosse alguma análise sócio/político/econômico-ambiental, ou coisa que o valha, e deixei passar batido o detalhe do “ROMANCE” escrito na capa, logo abaixo do título na capa.
Capa, que para os meus padrões está muito bonita e diferente. Pois, ando bem cansada das capas de ultimamente, sempre mais do mesmo, e essa chamou bem minha atenção. 
Infelizmente, o livro não teve o mesmo poder. 

Pode ter sido culpa da minha ressaca literária eterna, que anda me assombrando, ou minha implicância com o personagem principal, o militar Rodolfo Ruppel, (sério, eu tô "porraqui" de militares) ou o fato de seu casamento à beira de um colapso com Carla tenha incomodado no andamento da história.
Não sei explicar.
Mas, para mim, Missão Pré –Sal pareceu um pouco com aquelas novelas que a gente até gosta, mas que tem um núcleo “vergonha alheia” que faz trocar até de canal.
Acho que é isso. Missão Pré-sal 2025 tem aquele tom de novela, que fica tentando a todo tempo convencer o expectador a ficar, querendo convencer que o grande mistério é algo muito especial, mas por isso mesmo cansa, ainda que traga um bom enredo. 
E eu, honestamente, não curto esse tom novelesco. 

Fora isso, creio que quem seja muito aficionado por mistério, intrigas, espionagem, vai gostar do livro e do tema nele desenvolvido, pois os artifícios usados que muito me incomodaram, são bem comuns no gênero. (Eu não consigo gostar desse tipo de enredo, sou apavorada com clichê).
Também não posso deixar de falar em como é reconfortante ver um tema tão diferente do lugar comum, principalmente em se tratando do mercado nacional.
Considerando-se os altos e baixos, é uma boa e recomendável leitura para os fãs de um bom suspense, mesmo pecando no uso excessivo de alguns recursos do gênero.













9 comentários:

  1. Eu recebi esse livro ano passado e confesso que me desinteressei por ele a partir da capa. Nada na obra me cativou, mas sei que muitas pessoas gostam de história sobre espionagens, então espero que essas pessoas leiam e aproveitem a leitura ao máximo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  2. Oi, flor.
    Que pena que o livro tem essa pegada de novela, pois também não curto esse estilo narrativo que – de tão importante que é o cerne da história – sentimos estar sendo constantemente convencidos de que vale a pena ler/assistir até o final. Enfim, a crítica com certeza é válida e a criatividade merece aplausos, mas confesso que não pretendo ler em breve.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Não conhecia esse livro, hum romance de espionagem, isso parece interessante.
    Eu não me lembro de ler livro com o personagem central ser um militar. Não curto novela, passo longe de enredos nesse estilo, embora eu tenha ficado um tanto animada com a questão de se tratar de um romance de espionagem, conforme fui lendo a resenha já comecei a ver o livro com outros olhos.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oiee Amanda!
    Ja vi tanta resenha lambendo esse livro que foi muito bom ver um outro lado do livro!! hauhauhahuah morri aqui lendo sobre o nucleo vergonha alheia, me sinto assim com alguns livros.
    Eu até gosto de mistério e intrigas nos livros, mas ainda não tive vontade de ler Missão Pré-sal de jeito nenhum, nem lendo resenhas positivas, nem lendo a sua, que achei ótima!!
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a obra, gosto de mistério e suspense, mas não sei se apreciaria espionagem... Bom, nunca dei uma chance para o gênero.
    A capa é até bonita, mas não me atraiu tanto... Enfim, valeu a dica e pena que você não tenha apreciado a leitura.
    abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  6. Oie
    muito legal sua resenha, não conhecia o livro até pq não é bem meu gênero mas o enredo está bem diferente e interessante, vou indicar a amigos que com certeza vão querer ler haha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, que livro interessante, não conhecia e depois de ler sua resenha fiquei bastante curiosa a respeito.
    Achei que o título e a capa não combinaram muito com o gênero, e por isso fiquei ainda mais curiosa, kkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não curti muito a premissa do livro, acho que eu não iria gostar tanto da leitura.
    Ah, amei a arte do layout, ta lindo!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Parece bacana, sua resenha me deixou curiosa. Mas não é o tipo de livro que eu leria. Beijos!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥