Notícia: Lygia Fagundes Telles é indicada ao Nobel de Literatura

04 fevereiro 2016

A União Brasileira de Escritores (UBE) encaminhou hoje à Academia Sueca a indicação de Lygia Fagundes Telles para o Prêmio Nobel de Literatura deste ano. Para Durval de Noronha Goyos, presidente da instituição, “Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção é inquestionável”. O nome da autora foi escolhido de forma unânime pelos diretores da UBE.
Lygia Fagundes Telles está com 92 anos, vive em São Paulo e já venceu prêmios de grande importância no cenário literário, como o Camões de 2005 e os Jabutis de 1966, 1974 e 2001. Na sua obra, que já foi traduzida para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco e tcheco, destacam-se livros como os romances “Ciranda de Pedra” e “As Meninas” e a coletânea de contos “Invenção e Memória”.
Nunca nenhum brasileiro venceu o Nobel de Literatura, ainda que outros autores nacionais já tenham sido indicados à Academia Sueca ou tiveram seus nomes sondados para receber o prêmio, como Ariano Suassuna, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto e Ferreira Gullar. Em sua última edição, em 2015, a honraria foi para a bielorrussa Svetlana Alexijevich.
Eu (Kris) particularmente amei a noitícia, já tive o prazer de ler Ciranda de Pedra, anos atrás e simplesmente amei. Sei bem o potencial da autora, admiro muito o trabalho dela e sei que essa indicação foi mais do que merecida. 
Parabéns Ligia Fagundes Telles!

Confiram mais do trabalho da autora na página dela no site da editora Companhia das Letras.

Um comentário:

  1. Notícia ótima, Lygia Fagundes Telles tem uma capacidade de escrita e tematização fantástica. Já tive o prazer de estudar e trabalhar várias obras dela. Uma excelente notícia para o cenário da literatura brasileira.
    www.entrelinhaseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥