Resenha: Filha da Profecia - Juliet Marilier (Sevenwaters Livro 2)

18 janeiro 2016



Ficha Técnica:Edição: 1
Editora: Butterfly
ISBN: 9788583030058
Ano: 2014
Páginas: 640
Tradutor: Yma Vick
Classificação: 5/5 ♥
Sinopse:A história de Fainne, criada pelo pai, Ciarán, em uma terra distante. Ao se tornar adolescente, ela é visitada pela avó, a malévola feiticeira Lady Oonagh, que a obriga a embarcar em uma terrível missão: infiltrar-se na família, em Sevenwaters, e impedir que seu tio Sean e seus aliados reconquistem as Ilhas sagradas – invadidas há gerações pelos escandinavos.
Educada pelo pai usando seus dons de magia para o bem, ela, no entanto, agora se vê forçada a usar de artimanhas e maldade para atingir os objetivos de vingança de sua avó.

Oi gente, hoje eu venho trazer para vocês a resenha de um livro que eu recebi já tem algum tempo da Editora Butterfly, mas que infelizmente acabei atrasando um pouco a leitura por causa da correria que foi o final do ano passado. Porém eu acredito que tudo tem seu momento certo e eu fiquei muito feliz de poder ler a obra agora e desfrutar de tudo que ela pode me proporcionar. Então vamos lá!

Resenha

Quando eu penso que os livros anteriores da Saga de Sevenwaters foram insuperáveis (Confira as resenhas dos livros anteriores: Filha da Floresta e Filho das Sombras), eis que o terceiro livro consegue ser tão bom quanto os anteriores ou quiça melhor ainda, visto que consegue encerrar satisfatoriamente algumas das questões iniciadas no primeiro livro.

Mais uma vez o protagonismo da obra é feminino e assim como nos livros anteriores recebemos a narrativa em primeira pessoa pelo ponto de vista dessa protagonista. Fainne é a filha de Ciarán (quem já leu os livros anteriores, sabe de quem se trata, quem não leu terá de ler para descobrir, pois eu não vou dar spoiler), e ele a criou na terra de Kerry, longe da sua família em Sevenwaters e em quase que total isolamento do resto do mundo. Fainne cresceu então sendo extremamente tímida e retraída e seu único contato com alguém do mundo exterior acontece uma vez por ano, quando no verão uma caravana de viajantes nômades sempre acampa próximo a honeycomb, onde mora e ela pode encontrar Darragh, seu único amigo.
Fainne é treinada na prática de magia pelo pai e com o passar dos anos demonstra possuir um grande poder nessa prática. Quando Fainne completa cerca de 15 anos, Ciarán decide envia-la para Sevenwaters, onde ela possa conhecer a sua família e também porque ele sente que ela tenha lá alguma missão. Porém ele não quer envia-la como uma jovem indefesa e resolve assim pedir a ajuda de sua mãe, a terrível Lady Oonagh no treinamento da Jovem. Porém a perversa bruxa tem outros planos para Fainne, ela quer enviar a moça para Sevenwaters como seu objeto de vingança e será capaz de tudo para induzir que a garota faça o que ela quiser.

Nesse livro nós reencontramos vários personagens dos livros anteriores, como Liadan agora uma jovem senhora mãe de 4 filhos, Bran que parece não ter mudado muito desde a última vez que o vimos, o pequeno Jhonny agora um homem feito, grande líder dos guerreiros de Sevenwaters e também alguns mais antigos como Conor e Fimbar, além de tantos outros que não tem um papel tão ativo na trama, mas de quem adoramos poder matar a saudade. Os vilões dos livros anteriores também reaparecem e com sede de vingança, afinal Filha da Profecia é o livro que vem para aparar as amarras soltas desde o livro um. Nele chegamos ao momento crucial da história, onde a profecia que começou a ser cumprida com Sorcha no primeiro livro, chega ao seu momento de consumação, e os guerreiros de Sevenwaters se preparam pra duas opções: Reconquistar as ilhas ou morrerem tentando. Mas, como é dito desde o início das histórias quando se trata dos seres da floresta e dos antigos, nem tudo é como parece ser.

Fainne é uma protagonista um pouco diferente das anteriores, seja por possuir poderes mágicos, enquanto Sorcha e Liandan eram mais sensitivas e tinham dons naturais, quanto pela sua falha de senso moral, ou talvez até mesmo de um lado certo na batalha, pois ela não foi criada por aquele povo e não tem os mesmos anseios que eles. Ao longo da leitura a personagem amadurece visivelmente e cria suas próprias noções sobre o bem e o mal, o certo e o errado e aprende a fazer as suas próprias escolhas. Assim como os livros anteriores Filha da Floresta é uma leitura intensa, que se tem algum defeito é nos tirar o sono, quase não se percebe a leitura das um pouco mais de 600 páginas, tudo o que se pensa é em chegar ao fim e descobrir tudo o que a história nos reserva.

No final da leitura eu já estava com uma grande saudade de todo aquele povo e das suas histórias, achei o final glorioso, a autora conseguiu fechar todas as aparas em relação as profecias e aos acontecimentos dos livros anteriores, findando seu trabalho com um final muitíssimo satisfatório. Que acaba me fazendo crer que o volume "O Herdeiro de Sevenwaters" se encaixa mais como um Spinoff do que como uma continuação da série e estou muito curiosa com o que ele me reserva.


Como sempre digo, a escrita da Juliet é maravilhosa, é incrível como ela conseguiu criar uma série cíclica, onde cada livro é protagonizado por uma personagem diferente e cada uma delas consegue nos cativar tanto quanto a outra. Na verdade, todos os personagens nos cativam, é fácil sentir como se os conhecesse. Outro fato marcante na escrita da autora e o realismo de vida empregado na trama, onde apesar de ser uma fantasia, nada é fácil, nada cai do céu, tudo tem o seu preço e as suas consequências. O Livro nos traz ainda várias lições e tem um forte apelo de conscientização sobre as nossas atitudes com o planeta terra.

Assistiremos a coisas terríveis em nossas cavernas da verdade. Veremos a terra devastada, os oceanos sujos e as florestas destruídas. Veremos toda a crueldade e a ganância dos homens. Todo o antigo conhecimento desaparecerá de seus corações, exceto no de alguns poucos.

Se eu recomendo a leitura? Não só recomendo como peço que a façam, sem dúvidas não irão se arrepender. Espero que tenham curtido a resenha, que ficou enorme.
Beijos e interajam conosco nos comentários ♥


22 comentários:

  1. OIe, tudo bem?

    Eu não li o livro anterior, mas tirando por base na sua resenha, tenho certeza que esta seria uma história que eu curtiria muito. Tenho muita vontade de conhecer os livros da Editora Burtterfly, sempre leio resenhas incríveis sobre seus livros. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Kris
    Estou bem curiosa com essa série desde que li a resenha do primeiro livro, a série me lembrou muito os celtas e eu adoro as culturas celtas, bretãs entre outros povos antigos. esse pareca mais Arcano que Místico, mas acho que até gosto mais de arcanos e como, para você, esse livro fecha com chave de ouro a trilogia, então acho que vou gostar demais da série
    Beijo

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro anterior, então acabei um pouco perdida na resenha deste aqui, mas só o fato de você ter apreciado, me faz querer ler o mais rápido possível. Quero conhecer a escrita da Juliet e me apaixonar pela trama também.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii!

    Gente, essa autora deve ser sensacional! (na verdade tenho certeza que é) todo mundo diz que a cada livro ela se surpreende mais e mais e mais *O* o que é ótimo! Eu não li ainda, mas é impossivel não ficar curiosa e querer saber mais do enredo e principalmente a escrita da autora.
    Sua resenha está linda e maldosa me deixou com muita vontade de comprar hahaha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Eu só cheguei a ler os dois primeiros livros, e já faz um tempinho (bastante, na verdade *-* quase nem me lembro dos acontecimentos), então estou querendo relê-los antes de ler "Filha da profecia". Ele parece mesmo ser incrível, vi que bastante gente favoritou e disse ser melhor que os anteriores... Se é que isso é possível, já que ambos são incríveis ♥
    Fico feliz que você tenha gostado da leitura, a escrita da autora é mesmo maravilhosa ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olha eu ainda não li essa série.
    Uma das minhas colaboradoras leu A FILHA DA FLORESTA e adorou.
    Estou com o segundo livro aqui para enviar para ela e espero que ela
    continue gostando. Eu na verdade só tenho os dois primeiros. Espero poder fazer a leitura esse ano sabe? Me parece ser uma estória muito envolvente, ainda mais sendo de fantasia e tudo mais. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/voce-sabe-o-que-e-amar-6.html

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Não li nenhum livro dessa autora, mas o enredo chamou bastante minha atenção.
    Adoro livros que nos prende desde o começo, com personagens cativantes.
    Bom saber que o livro nos apresenta várias lições e ainda, tem um forte apelo de conscientização sobre as nossas atitudes.
    Parabéns pela resenha
    beijos
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adoro quando lemos uma saga que parece só melhorar a cada volume (rs). Amei saber que esse terceiro volume é tão bom quanto os anteriores. Só li resenhas positivas sobre essa série e sua opinião vem coroar a minha decisão de investir nessa leitura em 2016. Com certeza, me recuso a não conhecer esses personagens e esse incrível talento literário!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca vi ninguém não gostar dessa série, pois ela é incrível, é meu xodó! ♥
    E realmente a finalização foi ótima e tudo mais, mas o primeiro livro continua sendo o melhor pra mim. Me emocionei com a história de Sorcha!
    Estou com o quarto livro e mal vejo a hora de iniciar, pena que não tem os personagens anteriores.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Acredita que ainda não li nenhum dos livros dessa autora? A colunista do blog já leu todos os livros que foram publicados aqui no Brasil, já deixou o exemplar cmigo, mas ainda não parei para ler! São tantos elogios, que eu tenho medo de colocar muita expectativa e acabar não gostando. Sem contar que vou querer curtir capitulo por capitulo do livro.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Kris!!!
    Conheço essa serie a um tempinho,gosto muito desse gênero de fantasia,sempre colocava eles na minha lista de compras mas no final (que eu ainda não seu porque) acabava tirando e colocando mais outros no lugar deles!!! Não li nenhum deles ainda e preciso mudar isso já...fiquei aqui louca de ansiedade pra saber mais dessas profecias e se a protagonista vai enfim acatar o pedido da bruxa má da avó!!! O ano mal começou e já vou ficar pobre com tantos livros maravilhosos pra comprar!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-seguinte.html

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Apesar de ter lido inúmeras opiniões sobre essa série e gostar de literatura fantástica, ainda não me interessei em fazer a leitura...até acabar de ler sua resenha.
    Adoro essa forma que a autora escolheu pra trabalhar, priorizando personagens em cada livro, torna o enredo mais vivo e dinâmico quando conhecemos bem todos os envolvidos.
    Esse vai pra lista.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. OI
    Gostei muito do estilo de A Filha da Profecia, mas confesso que como não acompanhei a saga, fiquei um tanto perdida nos acontecimentos.
    Mas com certeza pude sentir sua empolgação na descrição da narrativa e das personagens. Legal quando uma série consegue nos conquistar de forma tão intensa.
    Gostei sim e acho que leria fácil, afinal amo livros com escrita boa.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  14. OI,

    Adorei sua resenha e a premissa da história. O livro parece ser bem movimentado. Colocado na lista de desejados.

    Beijos
    Jucimara Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Puxa eu já estava doidinha para iniciar essa série e você me deixou mais curiosa ainda. Adoro fantasia sabe?! É meu gênero literário preferido e as capas do livro dessa série são maravilhosos também. Mas achei a desss ainda mais bonita do que a dos dois primeiros.
    Assim que eu começar a ler voltou aqui para te contar :).
    Um beijo
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  16. Olá Kris,

    Acompanho muitas resenhas e elogios a série e isso só aumenta minhas expectativas para ler um dia. Você disse que cada livro conta a história de um personagem diferente e isso faz toda a diferença para uma leitora ansiosa como eu que não gosta de esperar pelas sequências que, infelizmente, não são publicadas no mesmo ritmo que lemos!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  17. Oi,

    A sua resenha sobre o livro ficou muito boa e eu gosto deste tema em livros. Eu não conhecia a autora, mas o nome do livro e a capa me chamaram a atenção. Como gosto de temas mágicos com certeza este livro vai para a minha lista de desejados.

    Beijos
    Jucimara Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Eu já tive a oportunidade de ler o primeiro livro da série, e me apaixonei na historia da Sorcha e o segundo está aqui aguardando para ser lido, eu mal posso esperar para começar a o ler. Eu gostei muito da sua resenha, e fico feliz que as pontas soltas tenham sido amarradas.

    ResponderExcluir
  19. Amo ver resenhas dessa série, já terminei o quarto, e estou ansiosa aguardando os próximos lançamentos! Eu amei cada livro sobre Sevenwaters! Gostei muito da sua resenha! Juliet é atualmente minha escritora favorita, ela escreve com primazia, me apaixono por cada personagem!! Amo a Butterfly por ter publicado a série aqui no Brasil!!

    ResponderExcluir
  20. A capa e o título não me chamam nem um pouco a atenção, mas parece mesmo ser uma história maravilhosa! Que bom que nesse volume a autora foi capaz de responder satisfatoriamente pendências dos outros livros. Isso mostra que deve ser uma saga muito bem desenvolvida. Fiquei curiosa para conhecer, ainda mais que você disse que, apesar do número de páginas, a narrativa prende e você não consegue parar de ler até terminar. :D Beijos!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Kris, sua linda, tudo bem
    Essa é uma das melhores séries que já li na vida, essa autora acabou comigo. Essa série, inclusive, é uma das que me fez sentir em casa, como se eles fossem a minha família. Eu não sei como ela consegue, mas cada livro realmente é melhor do que o outro, ela sempre nos surpreende. Esse em particular me deixou agoniada, sabemos o que ela está fazendo na casa e os outros não. Não vejo a hora de ler o próximo livro, que já está aqui comigo. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Kris mulher fiquei meio perdida em relação a este livro pois não conhecia os anteriores tive de dar uma breve pesquisada rsrs mais agora ja estou a par dos acontecimentos, o gênero fantasia não faz muito meu estilo sabe mais achei a premissa do livro bem bacana, não sei se leria ou não ,mais deixarei anotado a dica. Fico contente que tenha apreciado a leitura
    Beijos

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥