Resenha: Confúcio - As Lições do Mestre, Traduzido do Chinês por André Bueno

25 janeiro 2016


Ficha Técnica
Editora: Jardim dos Livros
Edição: 1ª
Ano: 2016
ISBN: 9788563420336
Páginas: 96
Classificação: 5/5
Sinopse: Esta é uma seleção de ensinamentos de Confúcio (551-479 a.C.), um dos maiores vultos da filosofia e da religião. Confúcio ensinava que a sobrevivência da civilização depende do exercício correto de uma cultura racional, da prática de uma moral eficaz em inibir o mal e ensejar o altruísmo e a bondade. Os preceitos confucionistas defendem uma base humanística na educação, cujo cerne é o aspecto humano e moral. Para o Mestre, o tipo ideal de indivíduo é o Junzi, o “educado”, uma pessoa de bons modos, instrução e qualidades morais elevadas. Traduzidos direto do chinês, estes pensamentos compõem um guia indispensável para nos aconselhar em tempos confusos e de relativismo moral como os de hoje.


Resenha

Nhaí povo???
Mais uma resenha da ressaca aqui para vocês.
Esta, entretanto foi infinitamente mais simples pro meu cérebro bugado.
Recebi esse livro através de parceria com a Geração Editorial  O livro é lançamento do selo Jardim dos Livros e traz a nós leitores alguns aforismos de Confúcio, traduzidos diretamente do Chinês para o português por André Bueno.

Leitura é leve, rápida, e com bastante espaço pra pensar no que foi lido e deixar minha cabeça decrépita funcionar.
Apesar de colocada de maneira leve e agradável, a sabedoria de Confúcio é incisiva, e ainda válida mesmo após tantos anos.
É bastante interessante observar como algumas das frases são tão apropriadas tanto ao momento político quanto ao filosófico (ou pseudo?) atual.

O Mestre disse: "Um educado é sossegado e livre;
o ignorante é sempre tenso e conspirador."


Zigong perguntou sobre o governo.
O Mestre disse: "Fartura, segurança e confiança do povo."
Zigong perguntou: "E se tirarmos uma?"
O Mestre disse: "Tire a segurança."
Zigong perguntou: "E se tirarmos duas?"
O Mestre disse: "Fartura. Todos morrem um dia. Se o governo tem a confiança do povo ele pode tudo. Mas, sem essa confiança ele não se mantém, mesmo com segurança e fartura."








Além de ser uma ótima leitura, o trabalho gráfico está maravilhoso. A capa é lindíssima, por fotos dá até impressão de ter capa dura, as páginas amareladas favorecem a leitura (que bom que a maioria das editoras está atentando pra isso), o livro é todo adornado com uma margem belíssima de dragão chinês, e também há muitas gravuras representando o sábio.

Uma aquisição perfeita pra pensarmos um pouco sobre o momento atual, sem perder a chance de "ostentar" um livro bonito na estante. Vale muito a pena. Recomendo sem dúvidas!
E vocês gostam desse tipo de leitura filosófica? Deixem suas opiniões nos comentários e até a próxima. 

Beijos!

29 comentários:

  1. Mandyta realmente algumas das frases que você usou na resenha, refletem o momento atual do nosso país. Acho que todos os partidos políticos deveriam fazer essa leitura, assim como os "Pseudointelectuais" do Facebook, que vivem falando sobre politicas sem nem saber diferencia-las. Interessantíssimo esse lançamento!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Poxa pois eu pensei que se tratasse de um livro de capa dura. :o A editora está de parabéns mesmo... Ainda não me aventurei como deveria pra literatura chinesa, mas acho que pra começar, esse livro seria bem interessante...
    Ele faz pensar, isso é importante no momento tenso em que estamos vivendo...

    ResponderExcluir
  3. A capa do livro é soberba, não tinha conhecimento desse lançamento e ele já foi direto para a minha lista. Amei as meditações, chamarei assim, pois tudo que nos enobrece necessita ser meditado e aplicado em nossas vidas... e com toda certeza beberia dessa fonte inumeras vezes, já que conheço alguns textos de Confúcio.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não tenho problemas com leituras filosóficas, aliais até gosto, mas esse livro não me chamou muita atenção, apesar de todos os elogios.
    A diagramação realmente parece estar linda. Acho que é uma ótima dica para quem curte esse tipo de livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá... tudo bem??
    Eu também achei que o livro era de capa dura... achei o trabalho bem bonito e bem feito... imagino que a leitura foi mesmo muito boa, porque sempre vejo por ai frases e textos inspiradores de Confúcio... o nome é esquisito, mas acho que se encaixa bem no autor... que fiquei de boca aberta com a riqueza e diagramação do livro... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A capa do livro está realmente um primor, parabéns à editora pelo excelente trabalho. Apesar de nunca ter lido nada sobre ele, sei que tem textos historiadores e provocadores. Não é o tipo de leitura que sempre leio, mas sempre que dar, dou uma caminhada por esse rio,é muito bom para ter uma ideia mais crítica sobre as coisas que estão ao nosso redor.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente esse livro não me atraiu, quem acabou solicitando foi minha resenhista, rs. Mas sua resenha está ótima, e parece ser uma leitura excelente para quem é mais chegado.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. sse livro me lembra A arte da Guerra. Eu sempre achei que fosse uma maçaroca de páginas difíceis de ler, até comprar meu exemplar e ver que não era por aí.
    Eu gosto de um pouco de filosofia, dependendo do genero e do tipo de ensinamento. A de Confúcio está na categoria: ler antes de morrer!
    A edição parece estar belíssima, se vc n tivesse dito nada eu ia assumir que o livro é capa dura =O
    Parece ser um bom livro decabeceira, daqueles que a gente relê um pedacinho toda noite.

    Bjnhos de Tinta
    Blog Mundo de Tinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz questão de frisar que o livro não tem capa dura, pq parece MUITO pelas fotos, e tenho certeza que se alguém comprar pela internet vai achar que tá levando capa dura. Hauahau. Muito bonito.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. Oiee ^^
    Vendo pelas imagens que você colocou ali em cima, dá para ver mesmo que a editora caprichou no livro ♥ Ainda não o conhecia, mas fiquei curiosa para conhecer. Ultimamente venho me interessando bastante por livros filosóficos assim. Gostei da premissa, com certeza vou querer ler :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/novidades-de-janeiro-josy-stoque.html

    ResponderExcluir
  10. Olá, sabe que o livro não chamou minha atenção, eu não estou acostumada com esse tipo de leitora mais filosófica, por isso não sei o que eu esperaria dele. Mas fico feliz vendo que você gostou e que foi uma leitura proveitosa, talvez um dia eu dê uma chance.

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-tudo-pode-acontecer.html

    ResponderExcluir
  11. Realmente pelas fotos que você postou o trabalho gráfico ficou lindo, e a capa é linda demais. É um daqueles livros para se ler aos poucos, senão acaba dando um tilte na nossa cabeça com tanta lição boa, já que para mim seria um livro para se pensar muito nas coisas da vida.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  12. Eu fiquei curiosa com o lançamento dessa obra e gostei de ler sua resenha para esclarecer minhas dúvidas. Queria mesmo descobrir um pouco sobre o conteúdo e a beleza do livro. No entanto, infelizmente, não pretendo lê-lo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ih, livros muito cabeça não são minha praia, mas que eu fiquei com invejinha da edição linda, fiquei! Mas achei legal a Geração ter trazido um livro tão antigo e ao mesmo tempo tão atual. E que bom que vc curtiu a leitura. ;)
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Apesar dos elogios e da linda capa e diagramação, não sinto vontade de ler esse livro.
    Acho que é o tipo de leitura que não irá me agradar.
    Mesmo não querendo ler, acho que, quem ler, deve ler aos poucos para absorver melhor ;)
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie.
    Eu não curto esse tipo de livro, realmente não consigo ficar interessada, mas confesso que a capa é bonita, mas também não é meu tipo kkkkk
    Achei interessante a editora ter caprichado na diagramação e fiquei curiosa para ver esse dragão chinês nas páginas (deve estar nas páginas né?) Enfim, adorei a resenha, curtinha e objetiva.

    ResponderExcluir
  16. Oii
    Nunca tinha ouvido falar desse livro e de vez e sempre é bom ter um livrinho assim que faz nossa cabeça dar uma chacoalhada =P
    É aquele tipo de livro em que vc abre num dia qualquer numa página qualquer :)
    E a editora tá de parabéns com essa diagramação!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-mais-uma-chance-abbi-glines.html#comment-form

    ResponderExcluir
  17. Adoro essas obras que proporcionam ensinamentos sobre a vida e nos fazem refletir. Minha cunhada gosta muito de livros assim e eu acho que vou indicar para ela. O melhor tudo é que ele parece ser realmente bem tranquilo de ler né? ás vezes os autores colocam umas coisas tão exageradas e cheias de hipérboles que a gente fica com preguiça. :| Haha parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu ainda não tinha visto esse lançamento, mas fiquei bem curiosa, os ensinamentos parecem ser mesmo válidos para o que estamos vivendo hoje, sem contar que essa edição parece ser linda demais!
    Dica anotada :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu sou apaixonada em livros que trazem ensinamentos filosóficos!Eu já tinha ouvido falar do confucio, acredito que vi um filme inspirado em seus ensinamentos, mas ainda não conhecia esse livro, mas com certeza irei adquiri-lo.

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    O enredo e bem interessante, mas o que realmente me chamou a atenção foi a parte gráfica dele, dragão chinês(*--*) nas páginas?Amei. Só pela foto que você postou já dá pra ver que o livro e lindoo! Gostei, coloquei na listinha de leitura já.
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  21. Eu já tinha visto você postar fotinhas desse livro e estava curiosa! Eu amo tudo que se relacione com a cultura oriental, eu amo aprender mais sobre esses paises, e amo ler tudo que é escrito lá.
    A edição é linda! E como vi que gostou, vou compra-lo para minha coleção de livros traduzidos do oriental. <3

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  22. Oi Amanda, tudo bem?

    Não é realmente meu tipo de leitura, mas as vezes é bom ler alguns livros que nos fazem pensar. E realmente, deve conter algumas frases que combinam com o panorama social e político em que estamos vivendo. Essa frase sobre a confiança diz tudo!

    Realmente o livro parece ter capa dura, e adorei a diagramação. Muito bonita! Geralmente gosto muito das edições da Geração Editoria.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  23. Oi! Tudo bem?

    Estás de ressaca, é? :( Enfim, esse livro é lindão mesmo! Ostenta total na estante, hahaha. Achei bem interessante ser traduzido diretamente do chinês par ao português, pois geralmente muito se perde durante as traduções... E se fosse traduzido do chinês, para inglÊs e por fim português, tenho certeza que muuuuuita coisa se perderia! Acredito que seja um bom livro para pensar mesmo, mas no momento não é o que estou procurando ler =(

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem? Do jeito que você falou até dá vontade de ler esse livro, mas eu tenho medo de começar e não conseguir terminar, me entende, não sou de ler livros assim de filosofia, tudo bem que foi escrito esse ano, mas mesmo assim, não quero comprar um livro e depois não conseguir terminar de ler...ele alguma vez ficou dificil?
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá! O que mais me chamou a atenção no livro foi o trabalho gráfico. Assim como você destacou como ponto positivo, eu também achei maravilhoso *O* Muito linda a ilustração da foto que você tirou. Só por essas páginas dá pra imaginar que toda a edição está lindíssima. Entretanto, apesar de ser maravilhoso graficamente, não é uma leitura que me atrai... Não gosto muito dessas obras que trazem frases de pensadores/personalidades, mas acredito que, se lida no tempo certo, pode sim proporcionar muitas reflexões. Talvez seja uma boa deixar no criado-mudo e ir lendo aos pouquinhos, sem nenhuma pressa :) Beijos!!

    ResponderExcluir
  26. Nossa... fiquei querendo saber mais nessa resenha... talvez uma apresentação maior do conteúdo teria suprido minha sensação de falta... mas ok
    Eu sempre li umas frases soltas de Confucio, confesso que ainda não tive que estudar de fato a filosofia toda (pra minha sorte), eu mesma não gosto muito de ler lições, me deixam entediada, prefiro sem todas essas regrinhas. A capa, no entanto, me chamou bastante a atenção, um tom muito bonito de vermelho...
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oii
    Adorei a diagramação do livro.
    Só tem essa ilustração,ou tem mais?
    Gosto das frases de Confucio. Estudei muito sobre ele.
    Acho que não leria por conta de ter feito uma prova não tão boa kkkkkk
    Obrigada pela dica,vou tentar ler e te digo o que achei.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥