Resenha: Vestido de Noivo - Pierre Lemaitre

12 dezembro 2015




Edição: 1
Editora: Vertigo
ISBN: 9788582860205
Ano: 2013
Páginas: 272
Tradutor: Zéfere
Sinopse:Sophie, uma jovem mulher que leva uma vida pacata, começa a cair lentamente na loucura: milhares de pequenos e inquietantes sinais se acumulam e, de repente, tudo se acelera. Seria ela a responsável pela morta da sua sogra, do seu marido enfermo?
Pouco a pouco ela se encontra envolvida em vários assassinatos, dos quais ela não tem a menor lembrança. Então, desesperada, porém lúcida, ela organiza sua fuga, muda de nome, de vida, se casa, mas o seu terrível passado a alcança. As sombras de Hitchcock e de Brian de Palma pairam sobre esse thriller diabólico.

Resenha

Vestido de Noivo é um Thriller Psicológico completamente tenso, e que consegue nos enredar na sua loucura. A trama é um misto de Psicose e Gaslighting, onde até o próprio leitor acredita que está perdendo o juízo em certo ponto.
A história começa nos apresentando Sophie e sua história altamente confusa, o que a torna até um pouco complicado entende-la, mas mesmo assim, vamos conhecendo lentamente o presente e um pouco do passado que a fez chegar até ali. A Vida de Sophie foi um pouco tempestuosa, muitas mortes aconteceram e mesmo não se lembrando de haver cometido os crimes, alguns indícios que só a própria Sophie conhece apontam para ela e por isso ela sempre saiu impune, até agora.

Esse é o tipo de livro que eu não posso me aprofundar numa explicação do enredo sem dar Spoiler, por isso peço desculpas pelo resumo tão superficial da trama. Porém tentarei explicar melhor a profundidade da leitura de outra forma. 
Vestido de Noivo é uma leitura que inicialmente prende bastante a atenção, basta ler poucas linhas para que o autor perceba o grau de paranoia de Sophie e fique curioso para entende-la melhor. No decorrer da leitura a história por vezes se torna monótona e até mesmo enfadonha, para logo em seguida nos surpreender com alguma reviravolta e nos estimular intensamente a leitura outra vez. Se eu precisasse definir o livro em uma única palavra seria essa: SURPREENDENTE. 

É provável que os fãs de livros policiais sintam falta de uma linha investigativa na narrativa, mas essa foi a real intensão do autor. Ao longo da leitura fica clara a ousadia de Pierre Lemaitre, em querer literalmente incomodar o leitor algo que ele conseguiu. Porém sua obra não é uma leitura fácil, seja pela maneira que o autor conduz a trama lenta e confusamente em algumas partes, seja pela manipulação psicológica que é um fator que pode realmente incomodar muitas pessoas, mas se você estiver disposto a lê-la encontrará um final gratificante e digno do gênio Alfred Hithcok, que lhe fará ter certeza de que a leitura valeu a pena. Por isso a recomendo aos leitores que curtem leituras não convencionais, com fortes emoções, porém com bastante ausência de ação, mas que vale pena.

6 comentários:

  1. Oiiii, eu adorei esse livro, eu esperava mais pela capa na verdade, pensei que fosse algo assustador, meio sobrenatural kkkkkkkk mas, mesmo assim adoro livros com assassinatos. E super te entendo em relação de não contar spoiler.
    Beijinhos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Kris
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei bem interessante o enredo e as sensações que ele te trouxe... fiquei bem curiosa... mesmo sendo monótono em algumas partes, pela sua resenha acho que vale a pena!
    Dica anotada ;)
    Ahhh já estou seguindo o blog, dá uma passadinha e segue o nosso também para podermos continuar trocando nossas ideias literárias, bjokas!

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Kris,
    Mesmo você confirmando que a leitura do livro vale a pena, não vou seguir sua dica pelo fato do livro ser enfadonho e monótono em algumas partes. Acho que não vou ter forças para chegar ao fim.
    Beijos, André
    Garotos Perdidos || Participe do sorteio de 2 livros

    ResponderExcluir
  4. Olá Kris, pela sua resenha parece ser um livro bem interessantes, adoro quando o autor cria algo que nos surpreende de diversas maneiras *-* Dica anotada.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  5. Oie
    gostei do enredo e gênero, gosto muito desse tipo de leitura, parece ser muito gostoso de ler, quem sabe eu arrisco em breve, bela dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥