Resenha dupla: Gayle Forman e a Saga "Apenas Um dia"

27 dezembro 2015

Oi, Lindos! Venho hoje com um combo suculento de uma das autoras de young adult mais conhecidas atualmente (principalmente depois do sucesso que "Se eu ficar" teve nas bilheterias hollywoodianas): Gayle Forman, desta vez com uma saga diferente. Me acompanham? <3 

Sobre o livro: Título: Apenas um dia.
Autora: Gayle Forman.
Ano: 2014.
Editora: Novo Conceito.
Páginas: 384.
ISBN: 9788581634500
Sinopse: A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.


Resenha: 
Gente, já faz um tempão que eu li esse livro. Lembro que, na época, fiquei maluquinha porque o segundo livro da série ainda não tinha saído e eu iria sofrer uma crise terrível de abstinência se não pudesse descobrir o destino de Allyson e Willem imediatamente. Não preciso nem dizer que não morri, né? Mas cheguei pertinho, de tanto que adorei "Apenas um dia", e fiz o que qualquer pessoa sã faria: li todos os outros livros da Gayle Forman. Mas este foi especial 

Allyson é a garota quase-perfeita: organizada, disciplinada e rígida consigo mesma, está em excursão pela Europa com sua turma quando conhece Willem, um jovem, atraente e completamente desapegado ator itinerante, que está em turnê, encenando clássicos de Shakespeare e encantando turistas e leituras desavisadas com seu charme e talento. O acaso os favorece mais uma vez quando se reencontram em um trem, e ele a convence a abandonar seu grupo para viajarem juntos a Paris e realizar o sonho dela de conhecer a cidade das luzes. 

O que tinha tudo para ser estranho e até mesmo perigoso, tornou-se uma aventura incrível para ela que jamais havia pisado fora da linha. Ela passa, então, a compreender que cada momento deve ser vivido com intensidade, porque nunca se sabe o que acontecerá em seguida - e ficamos com a sensação de que um dia, uma pessoa é capaz de mudar nossa vida inteira, sem pedir licença. E não é assim mesmo que a vida acontece? 

Graças a Willem e o desvio inesperado do destino, Allyson transforma-se da garota conformada com os planos feitos para ela a alguém decidido a seguir os próprios sonhos, com quaisquer que sejam as ferramentas. E ela vai viver, aos trancos e barrancos, mas à sua forma - que, às vezes, é só o que podemos desejar. 

O livro, pra mim, foi lindo. Cheio dos altos e baixos que eu amo, e daquelas circunstâncias odiosas em que dá vontade de chacoalhar os personagens pelos ombros pra botar um pouco de bom-senso em suas cabecinhas. Allyson é a narradora e conhecemos Paris, bem como as frustrações e experiências, de seu ponto de vista - além disso, é através dos olhos dela que nos apaixonamos pelo espírito livre de Willem. 




Sobre o livro: Título: Apenas um ano.
Autora: Gayle Forman.
Ano: 2015.
Editora: Novo Conceito.
Páginas: 342.
ISBN: 9788581636713.
Sinopse: Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.
Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. 



Resenha: 

Já que é combo, vamos falar também de "Apenas um ano", segundo livro da saga, e que me fez morrer por dentro já que aqui conhecemos Willem distante do ponto de vista iluminado de Allyson: vemos um garoto tentando desesperadamente crescer e lidar com suas próprias inseguranças com relação ao futuro e à vida. 

Ao começarmos a ler este livro, já sabemos onde vai acabar: no mesmo momento de suspense deixado em aberto por Gayle no primeiro exemplar da saga. Mas confesso que isso não me deteve nem um pouco, porque eu já estava tão além em minha crush por Willem que só queria conhecê-lo melhor e descobrir onde esteve e o que fez durante todo o período em que ele e Allyson - ou Lulu, como ele a apelidou - ficaram separados. 

E foi lendo que eu descobri que, na verdade, não queria nada daquilo, porque os personagens são tão burros as vezes que eu sinto vontade de morrer um pouquinho. Mas só um pouquinho, porque o desejo pelo desfecho (que, tcharã, só vem no terceiro livro, um conto chamado "Apenas uma noite") é ainda maior que a raiva. 

O que me comove bastante é a forma como a imagem de Allyson funciona para Willem como a de uma musa. Ela o inspirou a tomar atitudes que ele, até então, não tivera coragem suficiente para levar adiante. E, ainda, ele nos leva a conhecer diversos lugares e países, como a Índia, e é quase como se fôssemos reais expectadores de suas aventuras. 

Embora o segundo livro trate o mesmo período que o primeiro, as narrativas são completamente diferentes e eu não aconselho que sejam lidos fora de ordem. Mesmo, é muito mais enriquecedor (e frustrante, de um jeito gostoso) acompanhar os passos na ordem certa. 

Eu cheguei a gostar ainda mais desta sequência que do primeiro livro, porque me senti muito mais cativada por Willem que por Allyson. Mas também quero saber a opinião de vocês sobre isso. Já leram? Qual foi melhor para vocês?

Beijão <3




7 comentários:

  1. Own Reh eu já curto tanto as tuas resenhas <3
    Então eu tenho aquele pensamento de amor e dúvida em relação a essa saga, morro de curiosidade de ler e tenho medo de me frustrar, mas acho que lerei sim quero matar essa curiosidade.

    ResponderExcluir
  2. Oiiii, que incrível essas suas resenhas, fiquei louquinha para ler, eu li apenas um livro da gayle por enquanto e espero ler mais depois desse teu combo que ameeeei.
    Beijos ❤
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Oiiii, eu adoro a escrita da gayle, só tive a oportunidade de ler apenas um livro dela, e depois desse teu combo que eu amei espero ler mais hahahha
    Beijos ❤
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Se eu ficar será uma das minhas próximas leituras, se eu gostar eu coloco esse livro na wishlist rs. Adorei sua resenha dupla!!!
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas resenhas!Muito boas mesmo.
    Deu até vontade de dar uma segunda chance a Gayle Forman. Apesar de ater amado "Se Eu Ficar" achei que a narrativa dela desperdiça a história,que é muito boa.Enfim...adorei a estrutura do Post com resenha dupla.
    Bjo
    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii,

    Essa é uma duologia que não tenho interesse nenhum. Desde que eu li o Se eu ficar e detestei, perdi o interesse em qualquer livro outro dessa autora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie! Os livros da Gayle são aqueles que eu só conheço pela fama e pelas divulgações que vejo - infelizmente. Tenho enorme interesse em conhecer as histórias, pois minha melhor amiga conhece e sempre recomenda. Sua ideia de resenhar as duas obras - aliás, achei incrível - me deixou ainda mais ansiosa. Adoro quando o autor nos dá a oportunidade de conhecer o ponto de vista de mais de um personagem. ♥

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥