Resenha: Mitos Clássicos, de Jenny March

06 agosto 2015


Ficha Técnica
Edição: 1
Editora: Civilização Brasileira
ISBN: 9788520009192
Ano: 2015
Páginas: 560
Sinopse: Um guia fundamental dos mitos e lendas que moldaram o mundo.
Os mitos da Grécia e Roma antigas estão entre as mais dramáticas e apaixonantes histórias de amor, guerra, heroísmo e traição criadas pelo homem. Seus personagens inspiram as artes e ajudam o homem a compreender a si mesmo: Ícaro voa perto demais do sol, Prometeu rouba fogo dos deuses, Édipo vive sua tragédia incestuosa. Agora os apaixonados pela mitologia antiga têm em mãos um guia essencial. A famosa classicista Jenny March apresenta uma deliciosa compilação dessas histórias e conduz o leitor às origens, transformações e interpretações dos mitos que moldaram o mundo. Mitos clássicos é o guia mais completo para o estudo desses mitos e lendas inesquecíveis.



Minhas Opiniões sobre o livro:
Vamos aos fatos: Mitos Clássicos,  é um monstro lindo de 560 páginas.
Ele não é um guia mitológico para entusiastas iniciantes, mas um denso compêndio sobre mitologia Grega e Romana e sua influência.
Explico:
Com incontáveis citações que vão de Sêneca e Homero ( como separá-lo da Odisseia de Ulisses?) a Shakespeare e a Andrew Motion, o livro conta não só as histórias clássicas de duas das maiores civilizações da História, mas também, ao citar tantas obras, nos mostra a forma como elas influenciaram incontáveis artistas através dos anos, e continuam a fazê-lo.
Desta forma, o livro não é apenas um “dicionário de Mitologia”, mas também uma forma de introduzir o leitor nas artes inspiradas por ela.
Os mitos são apresentados como relatos, citando fontes, origens e interpretações das histórias e contando-as  de forma menos romanceada que em outras publicações do gênero, de forma que a obra pode causar certa estranheza a princípio, em razão da sua densidade.
Passado o estranhamento inicial, e compreendido o cerne da obra, a leitura fica mais e mais agradável, a medida que nos familiarizamos com a linha de pensamento da classicista Jenny March.
Com capa bonita e chamativa, páginas amareladas que facilitam sua leitura e mapas da Grécia, do Mediterrâneo, e até da carta astrológica, a publicação é uma relíquia a ser mantida e degustada eternamente.
O índice remissivo, ao final facilita a pesquisa rápida pelo tópico que lhe interessar, mas o livro é também desenvolvido em capítulos, com temas distintos como “ A Criação”, “Heróis e Monstros” e “Mitos de amor e Morte”.
Como aficionada pela mitologia grega desde pequena, (Sim, grega. Grega ponto. Eu tenho meus motivos pra ser assim, talvez um dia os explique.)  estou imensamente feliz com este volume. É uma aquisição e tanto, que só perde para “O Grande Livro dos Mitos Gregos”, de Robert Graves na minha listinha do “Tenho que ter” ( no quesito Mitologia, claro).
Acredito que outros entusiastas da Mitologia Helênica e Romana ficarão tão satisfeitos quanto eu ao colocarem as mãos nesta obra. Entretanto -  e eu não perco a minha chance de ser chata - um ponto me incomodou na obra:
Como um compêndio de mitologia a ser consultado e relido, o volume deveria, a meu ver, contar com capa dura, ou ao menos uma capa mais resistente do que a apresentada. A capa é extremamente mole, e não fosse o número alto de páginas, o livro poderia ser enrolado como um jornal, e chegou até mim danificado pela imutável delicadeza dos nossos Correios.

Fica a dica, Record, pro seu livro ficar irrepreensível. 

14 comentários:

  1. Esse livro não me interessou nem um pouco e eu achei sua resenha bem completa e realista
    Beijos
    Myself here

    ResponderExcluir
  2. Oie!!
    Apesar de achar bastante interessante alguns mitos, esse livro não me chamou atenção.
    Não faz muito o meu estilo e acho que se o tivesse não leria.
    Mas, que bom que você gostou.
    Tenho certeza que outras pessoas mais interessadas pelo assunto irão amar.
    ;**

    ResponderExcluir
  3. poxa, pena que ele chegou danificado... a obra deve ser uma lindeza e o tema muito me interessa. Certeza de ler, apesar de volumoso :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda, tudo bem?
    Eu imaginava que o livro fosse tipo um guia, mas já que não é acho que não é para mim...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bom apesar de eu adorar mitologia não me interessei por esse livro, parece ser complicado de entender, então não pretendo ler, mas sua resenha está ótima.

    ResponderExcluir
  6. Demais!!! Esse monstro de 560 páginas conta uma história e tanto, neh?? Por contar não só as histórias clássicas das maiores civilizações da História, mas também a forma como influenciaram tantos artistas.
    Sou fascinada por esse mundo da mitologia, e tenho certeza que vou agradar dessa leitura por explicar tão bem as histórias através de mapas, relatos, etc. Ele é tudo que preciso =)
    Adorei a resenha <3
    Bjs Amanda!!

    ResponderExcluir
  7. Achei bem interessante o assunto que o livro trata. Mas sinceramente, não é algo que eu leria.
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amanda, 560 páginas é um pouco/bastante assustador, mas eu me interessei muito porque sou louca por todo tipo de mitologia.
    Entrou para a lista de desejados.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu adoro estudar mitologias, desde criança faço minhas pesquisas. Meu sonho era me tornar arqueóloga, mas no Brasil é complicado hahaha vou procurar esse livro para ler depois.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu adoro mitologia grega também desde pequena; e ultimamente tenho conhecido muitas outras e gostado bastante, como as chinesa, iorubá, nórdica, etc. Parece um livro fascinante.

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
  11. Eu amo história, mas simplesmente nunca consegui me interessar por mitos gregos e romanos ,então não leria.
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa esses correios que amam estragar livros!!
    Complicado!!!
    Eu não me interessei muito pela história, ainda mais porque são mais de 500 páginas!!
    Não gosto de livros muito grandes! :/
    Beijos!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Eu não sei quase nada de mitologia e acho que o livro iria me confundir um pouco. Pela quantidade de páginas e pela importância do livro, realmente a obra deveria ter um acabamento melhor.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Amei a premissa do livro, eu adoro mitologia, então com certeza é um livro para mim. Se tivesse uma capa dura com certeza seria mais bonito ainda.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥