Resenha: Eu Te Darei o Sol - Jandy Nelson

25 julho 2015





Ficha Técnica
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581636467
Ano: 2015
Páginas: 384
Sinopse:
Eu te darei o sol - Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.

Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.

Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

Resenha

Eu fui cativada por Eu Te Darei o Sol já por um e-mail que a NC enviou aos parceiros acho que em maio ou abril (não lembro ao certo), nos mostrando um pequeno resumo do que seria essa história.
Eu nunca tinha lido nada da Jandy Nelson e inicialmente não foi uma leitura fácil, não porque a história não prendeu, ela prende (na verdade ela nos trança junto aos meninos nos cabelos de Judy), meu problema foi mais com a métrica dos capítulos que são bem extensos, coisa que eu não estou muito habituada, fora isso a leitura fluiu lindamente e o enredo mostrou-se exatamente o tipo de história que eu gosto.

Eu Te Darei O Sol é uma história sobre descobertas, sobre perca e perdão. Ela nos mostra (no caso nos lembra) o quanto a infância pode ser dura e perigosa para quem foge aos padrões e que a vida não é a mesma coisa quando a gente tenta ser quem a gente não é. O livro mostra também o quanto ser pai e mãe é difícil e que às vezes por um mero deslize podemos causar grandes problemas entre nossos filhos e bagunçar a nossa casa.

A história é contada se dividindo por duas perspectivas ao longo de duas épocas diferentes. Ora vemos as coisas pelos olhos de Noah quando eles estão com 13 anos e depois vemos as coisas pelos olhos de Jude quando eles estão com 16. Ah, esqueci de dizer eles são um casal de gêmeos. Então, como é algo comum entre irmãos eles se amam, mas competem muito entre si pela atenção dos pais. Então para destrinchar os personagens eu preciso falar deles em suas duas fases.

Fase 1 -
Noah é um garoto recluso, está em fase de descobertas em relação a sua homossexualidade, é um exímio artista, vive e pensa como tal e acaba sofrendo Bullying por causa disso.
Jude é a garota perfeita, linda, forte, determinada e destemida. Em pleno auge da adolescência também está em conhecimento da sua sexualidade e seus longos cabelos loiros encantam os garotos ao longo da costa. É uma eximia esportista, surfista, aventureira e popular entre os seus amigos. Não tem o mesmo dom de Noah pra pintura, mas cria excelentes estátuas de areia que esconde só para si pois não tem aspirações em relação a arte.
Fase 2 -
Jude é uma garota reclusa e supersticiosa, cortou os longos cabelos se veste com "sacos de batata" (?) e seu único amigo é o fantasma da sua avó. Estuda na escola de arte, mas não dá sorte com suas esculturas de argila que acabam sendo sempre quebradas.
Noah é agora o garoto perfeito, lindo e popular, namora uma das meninas que foi amiga da sua irmã e agora é destemido. Desafia-se sempre a mergulhar do cume mais alto. Não desenha mais.

Por causa dos dons  artísticos Noah tem mais afinidade com a mãe e acredita que o pai não gosta dele devido a sua delicadeza. Enquanto Jude por causa da facilidade nos esportes acaba tendo mais afinidade com o pai e acha que a mãe a despreza por preferir a Noah. E é ai que as coisas entre eles começam a desandar.
Porém, a sinopse do livro me fez pensar algo totalmente diferente. Apesar das desavenças a coisa mais notável durante toda a narrativa é a cumplicidade entre os irmãos, a maneira que eles se conhecem e se completam. Ambos nos cativam, cada um ao seu modo.
O engraçado é que nas partes narradas por Noah você odeia um pouco a Jude, mas na parte narrada por ela você passa a ama-la também. Jude é mais madura que Noah, apesar de um pouco tresloucada. A parte do livro que trata da homossexualidade é sutil e bela, de uma delicadeza encantadora. Encaminha o leitor a uma bela reflexão sobre o que é a experiência de descoberta para um jovem gay, o medo que ele sente, a auto-aceitação, entre outras coisas.
Tudo nesse livro é uma grande lição, para jovens e para adultos, o primeiro amor, a perca da virgindade, a primeira decepção, a discriminação, o segundo amor, mas eu não posso falar sobre tudo para não dar spoiler. Leiam tenho certeza de que não irão se decepcionar.

Por fim, só cabe a mim dizer que o livro faz jus a todos os prêmios que ganhou, não sou nenhuma crítica de renome mas não precisaria sê-lo para dizer. Eu te darei o sol é uma história encantadora e escrita nas doses certas para que possa ser uma história realista. A Narrativa da Jandy traz em si uma carga emocional tão complexa que lhe torna um best seller para todos os públicos. Como a Gayle Forman disse: "Não é apenas o melhor Youg Adult", Eu te darei o sol é muito mais.

Recomendo a leitura a todos. Conversem conosco nos comentários!



P.S.: Estou devendo as fotos do livro e do lindo caderno de colorir, porque ainda estou sem câmera e sem celular. Beijos

12 comentários:

  1. Olá, Kris!
    Já faz um tempo que estou namorando esse livro. Você falar que ele merece todos os prêmios que recebeu me deixou mais curiosa ainda pela leitura. Espero ler em breve e gostar tanto quanto você.
    Ótima resenha.
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu estou com esse livro em casa para ler e confesso que estou super ansiosa, parece uma leitura incrível mesmo! Acho que será o próximo livro que irei ler :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu vi gente que desistiu do livro e queria entender o motivo, porque parece uma história maravilhosa. Quero muito ler! *---*
    Essa capa está muito bonita.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Kris. O livro realmente parece ser lindo, porém não é o tipo de leitura que estou procurando no momento. Mas a dica já está anotada!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Achei a premissa muito interessante e ainda mais essa troca de personalidade, bem dizer, nas duas fases que você falou.
    o burburinho ao redor desse livro está tão grande que estou morrendo de curiosidade de ler.
    Parece ser muito lindo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. oi ^^
    cara a premissa desse livro é muito linda e você não foi a primeira a dizer coisas boas dele.
    acho que vou gostar da leitura por tudo isso e mais um pouco visto que a forma como vc o descreveu me agradou demais.
    adoro livro que sabe abordar a sexualidade sabe. as vezes o pessoal trata o assunto d qualquer jeito.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Eu sou apaixonada por tudo o que a Jandy escreve desde que eu li o primeiro livro dela publicado pela Novo Conceito. Ela tem uma escrita simplesmente maravilhosa e, apesar de eu ainda não ter conseguido ler esse livro, estou louca pra arrumar tempo pra essa leitura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiee, tudo bem?

    Ainda não to convencida desse livro como você. Parece ser uma leitura legal, mas não sei se funcionaria comigo. Gostei dos temas que o livro trata, mas quem sabe eu dê uma chance mais para frente.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiie
    Eu te darei o sol é um livro que eu quero muiiito ler. Já tem um tempo, na verdade desde o seu lançamento.
    Adoro essas histórias mais realistas, emocionantes e bem escritas. Amo YA <3 Acho que vai ser uma boa leitura.
    Amei sua resenha

    ResponderExcluir
  10. Oiie
    Eu te darei o sol é um livro que eu quero muiiito ler. Já tem um tempo, na verdade desde o seu lançamento.
    Adoro essas histórias mais realistas, emocionantes e bem escritas. Amo YA <3 Acho que vai ser uma boa leitura.
    Amei sua resenha

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com suas palavras, Eu te Darei o Sol não é somente o melhor em sua categoria é em todas, desculpe, mas este livro se tornou o melhor livro que eu já li na vida e com certeza tem vários que concordam comigo! Amei demais!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. eu adorei esse livro!
    a história é tão cativante e interessante. gostei como as coisas foram abordadas e com certeza é uma leitura que eu tbm recomendo. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥