Resenha: Book tour - Os meninos da Biblioteca, de João Luiz Marques

08 julho 2015




Ficha Técnica
Edição: 

Editora: Biruta
ISBN: 9788578481353
Ano: 2015
Páginas: 168
Sinopse:Heitor estava cansado de escrever só para o seu blog, o Blog do Le-Heitor. Estava em busca de uma história da qual fizesse parte. Uma história de livro, mesmo… Mas
durante essa busca surge mais um problema: a biblioteca do seu bairro está ameaçada de demolição!
E na luta pela proteção de sua biblioteca, o garoto acaba recebendo uma ajuda inusitada: os personagens dos seus livros prediletos sairão das páginas para participar dessa difícil batalha.




Minhas opiniões:

Não é novidade pra ninguém que eu sou fanática por livros infantis, e mais ainda pelos lindos livros que a Biruta publica.
Então, também não é novidade nenhuma eu dizer que estava roendo as unhas pra pegar esse infanto-juvenil nas mãos.

Envelope recheado de marcadores que vão para as outras meninas do BT, e a cartinha da sempre atenciosa Ana. (Que é minha mesmo! Huahauhahuau)

Quando o livro chegou, também não foi novidade nenhuma ver que ele era lindo. O cuidado habitual da Biruta no trabalho gráfico está também neste livro, todo em azul e laranja. Capa, tipografia e ilustrações.


Tranquilos, eu sei que como fotógrafa eu sou uma ótima jogadora de Hóquei.

Agora, vamos à leitura. Parafraseando a Lilian ( do Poesia na alma, que também estará na nossa BT. \0/): É um bom livro pra trabalhar com os alunos.
A premissa é ótima: Heitor é um menino de doze anos que tem um blog sobre leitura. A fim de criar sua própria história, ele vai até a biblioteca de seu bairro e descobre que ela corre risco de ser destruída, e passa a contar com a ajuda de vários personagens de histórias maravilhosas para evitar que isso aconteça. O menino passa a ser ativo nos protestos contra o fim da biblioteca, e a tônica política é bem bacana.
A ferramenta de trazer diferentes personagens de outras histórias para o livro é maravilhosa, e me lembrou o Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira, com a diferença que João Luiz não tem a mesma magia de Pedro.
Os diálogos são engessados, ainda mais quando o menino conversa com adultos, e as falas de Heitor pouco se parecem com o que se ouviria de um menino de doze anos, mesmo os mais letrados.
O enredo, mesmo que interessante ficou para mim enganchado nessa falta de naturalidade e de fluidez, e me chateou bastante. Demorei três dias para ler o livrinho de cerca de 160 páginas, o que me fez crer que seria melhor como ferramenta didática, de conscientização dos pequenos em sala, do que como uma obra para diversão.

O livro foi inspirado em fatos reais, que ocorreram em São Paulo, no bairro do Itaim, em 2010. No livro há alguns recortes de jornal sobre o ocorrido e fotos da Biblioteca que foi salva.
O blog do personagem existe de verdade, e você pode encontrar aqui.

11 comentários:

  1. OI Amanda!!
    Eu amei a ideia do livro e amei que é uma história real! Adoro livros infanto-juvenis e gosto sempre de ter um ou outro na manga pra dar de presente para os filhos das minhas amigas, acho que até já disse isso aqui!! Adorei o livro <3
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  2. UAU. Apesar de estar no BT, não tinha parado pra pesquisar sobre a história e os bastidores dela. Só tinha visto a sinopse e me agradado dela... Agora fiquei com mais vontade ainda de ler... Apesar dos pontos negativos que vc ressaltou na trama... pode ser que comigo ele 'engrene', né??? ^^


    a edição é linda mesmo *-*

    ResponderExcluir
  3. A parte mais legal é ser inspirado em fatos reais (: chega até a ser interessante de ler mesmo sendo um livro infantil, só por conta desse fato. Que pena que não foi tãaao bem desenvolvido ): mas é muito fofo!
    xx,
    Le Flamant Rosé

    ResponderExcluir
  4. Olá
    eu vi o post do book tour, mas não sei em que blog foi, rsrs, achei bem legal a proposta do livro, mesmo ele não fazendo meu tipo de leitura vou anotar a sua dica
    Bjks
    Passa Lá no meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não gosto muito de livros infantis, mas até que gostei do enredo desse livro. Apesar de não ter gostado de alguns pontos, talvez eu não veja da mesma forma e acabe gostando da leitura. Mas isso é leitura futura, porque estou cheia de livros não lido ainda :/

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  6. Amanda, também sou apaixonada por livros infantis/juvenis.
    Também pensaria em trabalhar ele em sala de aula, pois parece ser ótimo.
    Adorei a diagramação.
    Nunca li nada da Biruta e adoraria começar por esse se possível.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda, tudo bem?
    Uma pena o livro não ter te agradado tanto! Acredito que se o autor tivesse inserido diálogos e falas correspondentes a idade do personagem a leitura se tornaria bem melhor!

    Beijo :*
    www.livrosesonhos.com

    ResponderExcluir
  8. Opa acho legal ser inspirado em fatos reais, mas é uma pena que você não tenha gostado tanto quanto queria.
    apesar de gostar de livros infantis eu não me interessei tanto por esse, por isso passo a leitura.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Esse livro tava sendo lançado em um evento deles que eu fui, não tive a oportunidade de comprar, mas achei a história interessante e estou louca demais pra ler. Adoro o trabalho que a Biruta faz.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Tudo bom?
    Estou participando de um book tour desse livro e não sabia que ele era baseado em fatos reais.
    Uma pena que ele não te agradou tanto como leitura de diversão. Mas acho bacana a ideia ddel ser usado nas escolas como conscientização.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Amanda, nossa adorei saber que o livro foi baseado em fatos reais, eu já tinha ouvido falar dele mas não fazia ideia que era real. Fiquei muito interessada em ler e conhecer mais da história :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥