Resenha: Vango - Entre o Céu e a Terra de Thimithée de Fombelle

08 junho 2015





Ficha Técnica

Edição: 1
Editora: Melhoramentos
ISBN: 9788506077481
Ano: 2015
Páginas: 360 Sinopse:
Vango - Entre o Céu e a Terra - Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.


 Oi gente, hoje eu vim fazer a resenha de um livro que eu simplesmente A-D-O-R-E-I.
Recebi Vango, como cortesia da editora Melhoramentos e desde já agradeço pois fazer essa leitura foi um enorme prazer. Não é novidade pra quem me conhece que eu amo história, assim como eu amo literatura e poder mergulhar numa leitura que une de maneira tão gostosa esses dois universos foi maravilhoso!



     Vango é um sobrevivente. E tão misterioso que nem ele mesmo sabe quem é ou de onde veio. Tendo chegado as ilhas salinas aos quatro anos, junto a sua babá que para protege-lo, não se sabe do que alega recordar-se apenas que seu nome é Mademoiselle. E ali eles instalam moradia. Vango criou-se sem manter contato com outras pessoas, a não ser com Mademoiselle, com quem ele aprendeu a falar fluentemente no mínimo 4 linguas. Eles vivem em uma casa que foi cedida, inexplicavelmente, por Mazzetta. Um homem por quem Mademoiselle nutre completa aversão, mesmo que ele lhes tenha dado a sua casa e passado a morar no buraco com o seu burro a quem chama de  "Meu Tesouro" e lhes sustente com uma moeda de prata por mês. Os únicos amigos de infância de Vango foram os pássaros e desde muito cedo ele aprendeu a escalar os rochedos da ilha, tornando-se um exímio escalador e vivendo mais tempo sobre as pedras que em terra firme.
Até que uma noite ele se vê numa posição onde é obrigado a sair da ilha e ai sua vida pacata começa a mudar. De modo que ele se envolverá em diversas aventuras, desde fazer parte da tripulação do Graf Zeppelin a escalar o Mosteiro de Notre Dame em Paris, além de fazer os melhores amigos que um garoto solitário possa querer. E por que não um amor também?
Desde os 14 anos se há uma coisa de que Vango tem certeza é que alguém o persegue e que o seu passado desconhecido o coloca em perigo, mas, quem e por que são um mistério. E eu te convido a desvendar esse mistério lendo esse livro que é fantástico!
Porque na minha resenha, eu não vou revelar nadica de nada, hauhaha, só vou deixar vocês com vontade.

     A Leitura de Vango não flui, ela voa como o Zeppelin. A Escrita do Thimithée é muito gostosa e bem auto explicativa, e pra esclarecer ainda mais contamos com várias notinhas da editora sobre alguns fatos, lugares  personalidades presentes na história. O Livro se divide em três partes, e ao longo da história fazemos um verdadeiro tour pela Europa e visitamos até o Brasil. Apesar da narrativa em flashback, que faz com que viajemos no tempo entre um capitulo e outro, a leitura do livro é de fácil entendimento. O autor descreve tempos e lugares de uma maneira quase que cinematográfica é magnifica. E isso aliada ao realismo de usar personagens e eventos reais causam o impacto de não nos permitir largar o livro antes do fim.

   O Livro traz personagens super bem estruturados e marcantes, desde os fictícios aos reais.
Vango
é um personagem que cativa o leitor de uma forma que faz com que nos mergulhemos, com ele em busca da resolução dos mistérios em relação a própria existência. A Facilidade que ele tem pra se meter em aventuras também é surreal.
O Inspetor Boulard, por quem poderíamos nutrir certa aversão por querer prender o nosso mocinho, nos conquista através da sua personalidade caricata de solteirão.
Ethel
com sua beleza e personalidade marcantes, capaz de tirar um regimento inteiro do sentido. É uma jovem escocesa perseguindo uma promessa de amor feita há certo tempo.
E enfim Hugo Eckner um dos personagens históricos, que eu não conhecia, mas por quem criei uma admiração intensa, após a leitura e pretendo pesquisar mais sobre ele. O Comandante do Graf Zeppelin, completamente contra o nazismo, que combatia como podia a tirania nazista nessa época entreguerras, em que se passa a história.
E esses são apenas alguns dos marcantes personagens que vocês vão encontrar durante a leitura.


   A Narrativa traz também inúmeros fatos históricos de importância mundial, esses fatos narrados são verídicos e provenientes de uma exaustiva pesquisa do autor, de forma que além de diversão, a leitura de Vango é uma aula de história. O leitor que se aventurar aprenderá sobre a década de 30, sua importância e consequências na nossa história. E como se não fosse suficiente no final da edição, temos algumas páginas falando exclusivamente da História dentro da história, e traz até algumas imagens da época.


   A capa do livro é linda, a tipografia usada é agradável e grande, as folhas são amareladas, facilitando a leitura e ainda são leves, fazendo com que o livro seja muito fácil de manusear e transportar. Não notei erros na revisão. A Edição da melhoramento está impecável!

   Eu li Vango de um único folêgo e quando cheguei ao fim, teci algumas teorias e fiquei com gosto de quero mais. Aguardo ansiosamente pela sequência e convido vocês a fazerem essa aula/leitura e aguardarem o desfecho dessa trama encantadora junto comigo.

Beijos e interajam com a gente pelos comentários ;)

17 comentários:

  1. Gostei muito da resenha! Adoro personagens bem escritos e marcantes sabe, espero ler esse livro em breve.
    tenho um exemplar aqui em casa, mas ainda não tive tempo de ler! Espero gostar da leitura assim como vc.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo esse livro no momento e gostando bastante! Como estou intercalando com outras leituras estou lendo com mais calma, mas quero terminar ainda essa semana :D Amei sua resenha! Realmente essa edição da Melhoramentos está muuuuito bonita e bem feita. Amei o texto ser em tom amarronzado e, apesar de ser um livro grandinho, ser super leve para carregar. Como não amar Vango e suas aventuras e desventuras, não é mesmo?
    Beijos!!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não li toda a sua resenha, apenas seus pontos principais, pois estou com o livro para ler e pretendo começa-lo em breve. O que me encantou no livro foi que a história traz personagens que passei toda a minha escola estudando, além dos aspectos pessoais do personagem. Sua resenha, as partes que li, ficaram bem explicadinha e aumentou ainda mais minha vontade de ler o livro *-*
    Bjs
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/2015/06/10-filmes-para-o-dia-dos-namorados.html

    ResponderExcluir
  4. Kris, adoro ler suas resenhas, mas desta vez o livro não me conquistou. Se tem uma característica que eu fujo é livros que alternam tempos e incluem flashbacks, mas talvez eu esteja enganada e leia um dia.

    ResponderExcluir
  5. Oi Kris!
    Estou aguardando meu exemplar chegar, curiosíssima para conhecer a história de Vango.
    Muito bom ler sua resenha e saber que é uma leitura e que a escrita do autor é boa.
    Gosto de livros que envolvem fatos históricos. Esse tem todos os elementos para me agradar.
    Espero gostar tanto quanto você!
    Beijo.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Eu estava muito animada com a leitura de Vango quando a Melhoramentos entrou em contato a respeito do livro, e agora, depois de ler a sua resenha, eu tenho certeza de que eu vou me apaixonar muito por esse livro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Kris, tudo bem?
    Vi que a editora tem entrado em contato com vários blogueiros e enviado esse livro de cortesia.
    O livro parece ser bem interessante e me deixou bem curiosa para conhecer melhor a história, principalmente agora que li sua resenha e que vi que você gostou muito da história.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Kris, tudo bem?
    Não é um livro que eu tenha vontade de ler no momento, mas essa mistura de ficção com fatos reais é bem interessante, e a escrita ser fluída é fundamental né?
    E adorei essas imagens!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Olááá, Kris!
    Eu já tinha visto umas resenhas desse livro por ai, mas nenhuma delas me chamou demais a atenção, na verdade não me deu vontade nenhuma de ler, mas a sua resenha é tão animada, fala tão bem do livro que, agora, eu estou bem dividida entre ler ou não ler! Eu adoro livros com Flashbacks, então é mais um ponto positivo!
    Beijos

    LuMartinho |Face

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei a trama do livro, já tinha visto sobre o lançamento e me encantado com a obra. Agora lendo as resenhas que têm saído, me empolguei mais ainda para ler!
    Adorei essa capa, muito bonita.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Tinha visto sobre esse livro, mas é a primeira resenha que leio. Fiquei morrendo de vontade de ler!

    www.thunderwave.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiee!!
    Nossa, hahaha deu vontade de ler já. *--*
    Amo livros assim e pelo menos pela sua resenha senti que ele não é somente um livro bastante didático como também bastante divertido de ler.
    Amei!!!
    *--*

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kris.
    Fiquei meio indecisa sobre esse livro...
    Gostei da capa, dos desenhos internos e um pouco da história.
    Não se me conquistou e nem se daria uma chance, mas quem sabe.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Amei as ilustrações do livro, tanto a da capa quanto as internas. Mas fiquei um pouco dividida, não sei se é uma leitura que eu faria agora.

    Beijos
    http://bibliotecacolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha, achei muito interessante o livro, desde de seu lançamento, eu sempre fiquei interessante, a capa é linda, além desse enredo, que promete muito, adorei, parabéns!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii Kris, tudo bem com você?
    Eu ainda não conhecia o livro, sua resenha ficou tão linda que eu fiquei com vontade de ler a obra, eu gosto muito de história, é algo muito interessante não é? Também achei a capa linda.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  17. Oi, Kris!
    Eu estou com esse livro para ler e cheia de expectativas, adoro livros com fundo histórico e pelo que vi ao folear o livro esse é ótimo. Já será uma das minhas próximas leituras! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥