Momento Gordura: Desejos grávidos literários - Irish stew e Yorkshire Pudding.

03 junho 2015

Oláaaaaaa!!!!!

Gente, só pra deixar bem claro: Eu não estou grávida, mas minhas vontades são de grávida. Huhauahhauhauhauah.

Daí que depois de uma semana comendo miojo frio por conta de uma cirurgia do siso, eu estava AGUANDO por uma comida muito, mas muito boa e muito, mas muito quente mesmo.

Junte isso ao fato de eu assistir muitos chefs britânicos no GNT e estar lendo um livro que se passa na Irlanda, e surge o magnífico Irish Stew, que TINHA QUE SER comido acompanhado de Yorkshire Pudding, porque sim. Não me pergunte o que eu não sei responder.

Ca-la-ro que foi um Irish stew adaptado, já que os legumes daqui não são os mesmos de lá, e eu não sou rica pra fazer picadinho com cordeiro, e talz.
Mas o que vale é a essência da coisa, que é ser um cozido de carne e raízes e pura delícia (e um pouco de cerveja, mas isso é capaz de gerar muita discussão entre os irlandeses).

Segue a receita dele (que nem acho que precise ensinar brasileiro a fazer picadinho, mas vá lá) e do Yorkshire pudding, que é a coisa mais linda da vida, um pãozinho inventado única e exclusivamente pra poder "tchutchar" no caldo das carnes. MUITO AMOR.
Ele é facílimo de fazer, com o único porém de precisar de alguma antecedência, porque segundo os entendidos, a massa fica melhor se descansar por algum tempo na geladeira. Nenhum grande problema, já que o ensopado deve ficar cozinhando por pelo menos umas duas horas. Apenas comece pela massa, e siga para o ensopado, voltando a pensar no pãozinho quando a carne já estiver quase pronta.

Confuso? Calma, que eu explico tudin!


Irish Stew e Yorkshire Pudding
Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 2h30

Ingredientes:

Yorkshire Pudding


  • 2 ovos (meça o volume deles em um copo medidor, deve ser algo em torno de 100 ml)
  • A mesma quantidade de leite
  • A mesma quantidade de farinha
  • Temperos a gosto (no meu usei duas colheres de queijo parmesão ralado e salsinha)
  • Óleo para untar.
Irish Stew


  • 500 grs de coxão duro limpo e picado em cubinhos
  • Azeite
  • 1 col. sopa de farinha
  • 50 ml de molho inglês
  • 2 cebolas picadas
  • 3 dentes de alho
  • 2 cenouras pequenas em rodelas
  • 4 batatas pequenas em rodelas
  • 1 batata doce grande em rodelas
  • 100 gr de vagem picada
  • 2 tomates picados
  • 350 ml de cerveja
  • Sal, pimenta do reino, noz moscada, canela e salsinha a gosto.


Modo de Preparo:

Yorkshire Pudding

Em uma vasilha com tampa, misture todos os ingredientes (menos o óleo) até que esteja uma mistura homogênea. Leve à geladeira por duas horas.
Unte uma forma de cupcake, muffins, forma de empada ou ramequins individuais com óleo e leve ao forno alto, assim só com o óleo por 15 ou vinte minutos.
Retire a massa da geladeira e despeje na forma, preenchendo pela metade.
Coloque no forno, por 10 minutos, ou até que inflem e dourem. Sirva imediatamente.

Irish Stew

Em uma panela de pressão, refogue o alho e a cebola em azeite, tempere os cubos de carne com sal, pimenta, canela, (Sim, canela. Fica ótima em ensopados, se usada direito. Eu adoro. Mas se você vai ficar fazendo essa cara, não coloca.) noz- moscada, e os temperos que você gostar. Eu uso esse aqui, bem pouquinho, porque ele já tem sal. Polvilhe com a farinha. Esse passo é muito importante, pois vai criar uma casquinha de cor na sua carne ( a foto não é das melhores, mas acho que dá pra ver que a carne não tá aquela coisa cinza feia de se olhar) e engrossar o ensopado. Adicione a carne à panela, e deixe que ela fique bem dourada. Depois disso, adicione os tomates, o molho inglês e a cerveja. Pode ser pilsen, bock, ipa, a sua preferida. Você tem que gostar da cerveja, não adianta pegar uma ruim porque tá baratinha, que seu ensopado vai ter gosto de cerveja ruim baratinha, sacou?
Fecha a panela, e após pegar pressão, deixe cozinhar por 40 minutos.
Retire a pressão e adicione os vegetais. Deixe cozinhar na panela aberta por mais uma hora e meia, aproximadamente, apenas adicionando água aos poucos se necessário.
Finalize com salsinha e cebolinha. Coma como se tivesse saído hoje da prisão.
Foi assim que eu fiz. Huhhauhauhauahah.






2 comentários:

  1. achei esse mais difícil que o do peixe na páscoa lá aushaushaushaushasu
    Não sei se dou conta de fazer... mas caso eu tente, eu te aviso :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valzinha, DIFÍCIL não é não. É demorado, isso sim. O peixe tinha muito mais passos e tal. De qualquer forma, se der vontade de arriscar, tu sabe que te dou consultoria, né? Huahuahuahuahuah

      Excluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥