Cansei de Ser Fit: A torta que eu roubei do Jamie Oliver *Editado*

27 março 2015


Essa foi a minha torta, ainda bem que não tenho que viver das minhas fotos. Ao vivo tava BEEEMMM mais bonita! Rsrsr

Oláaaaaaa crianças!!!
A tia voltou com o momento gordura, porque achei inevitável, já que esta linda festa glutônica que é a Páscoa se aproxima.
Se você gosta um tantinho que seja de peixe, não importa se você não é lá muito católico (ou absolutamente nada católico, no meu caso): Suas lombrigas estarão CLAMANDO por peixe lá pela semana da Páscoa.
Isso porquê a Ana Maria, o comercial do Extra, a sua mãe, o seu cachorro SÓ FALAM EM PEIXE.


 
Resolvi então trazer pra vocês essa receita que eu roubei do Jamie Oliver (ela está no livro Jamie Oliver - O Retorno do Chef Sem Mistérios  e ele também a apresenta em seu programa Economize com Jamie, com o nome de "Fantastic Fish Pie") e transformei numa coisa assim extremamente de pobre, mas ainda gostosa.
Explico: Na torta original, Jamie usa Haddock, Bacalhau, Camarão, Cheddar envelhecido, espinafre, o escambau, e eu não tô podendo.
Resulta que eu transformei essa chiquetância toda numa torta de pescada branca congelada com o legume que tiver no fundo da geladeira e, adivinha: é a melhor receita de peixe que eu já comi nessa vida.
Segue o conselho da tia: anota isso e faz em casa. Na páscoa ou no dia que tiver um peixe sobrando. "Fantástica" é o nome exato pra essa receita.

Ingredientes:


  • 1 kg de batatas
  • 4 ovos cozidos e picados (Ou mais. Pra ser sincera, eu adoro ovo, então sempre que dá ponho mais um pouco)
  • 1 maço de Brócolis ( Ou um pacote de brócolis congelado. Ou espinafre, ou escarola, ou qualquer folha verde escura que você goste.)
  • 1 cebola picada
  • 1 cenoura picada em cubinhos pequenos
  • azeite
  • 1 caixa de creme de leite
  • 100 gr. de queijo parmesão ralado ( não precisa ser nenhum parmigianno reggiano, mas também não precisa ser aqueles de fubá com calcanhar ralado. Um queijinho de pacote mais ou menos já deixa a receita boa)
  • suco de 1 limão
  • 500 gr de pescada branca em cubos
  • salsinha
  • ervilhas congeladas (ou vagem, da vez que usei vagem cozida ficou mais gostoso até, mas eu piro em ervilhas - a do Jamie não tem ervilha, Jamie bobão :-P )

Modo de preparo:


  1. Cozinhe as batatas em água e sal até que estejam macias. 
  2. Escorra e amasse-as. Tempere este purê com  azeite e pimenta do reino a gosto.
  3. Cozinhe o brócolis, ou o vegetal que escolheu e tempere a gosto.
  4. Em uma panela, refogue a cebola e a cenoura até ficarem macios, adicione as ervilhas (ou vagem picada) e o creme de leite.
  5. Tempere com o suco de limão, o queijo ralado, salsinha e deligue o fogo.
  6. Em um refratário grande (já o que você levará ao forno) tempere os ovos e o peixe a gosto, cubra com o brócolis e o creme de cenoura e ervilhas.
  7. Coloque por cima o purê de batatas.
  8. Raspe o purê com o garfo para formar picos irregulares (olha lá na foto). É sério, não deixe de fazer isso, porquê esses pequenos picos ficarão crocantes, e isso deixa a torta muito mais interessante.
  9. Leve a torta em forno alto pré aquecido; por 30 minutos, ou até que a torta esteja bem dourada por cima.

Peixe picado e cru, brócolis e ovos cozidos. Tempere-os à gosto
Cubra com o creme de cenoura e ervilha
Coloque o purê
E com um garfo faça essas nervuras para uma cobertura mais crocante
Daí você pergunta: serve quantas pessoas? Depende. Na minha família de glutões serve quatro, na de gente normal deve servir mais ou menos umas mil pessoas. Huhahauhauhauha. Mentira. Dá umas oito porções.
O Jamie Oliver come com feijão e salada. Acho justo que a gente possa enfiar nosso arroz de todo dia nesse meio, se quiser. Eu particularmente prefiro só ela e uma salada de rúcula <3. Mas cê faz o que quiser, que nem eu nem o Jamie mandamos na sua casa.
Beijo e boa Gordice.
PS: A Fonte da primeira foto é: hashtagcake.me(usando foto alheia porque nunca cheguei a tirar foto das minhas, e só pretendo fazer outra na páscoa)

17 comentários:

  1. Amanda tu é das minhas.. adora uma gordice hahaha adorei! Nunca tinha ouvido falar nesse tal de Jamie, mas já anotei a receita e pretendo fazer aqui o mais breve possível rs obrigada e super beijo

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, como assim tu adora uma gordice e não conhece o Jamie Oliver??!?!?!??!?!? Além de completamente pegável, ele BOMBA no mundinho gordo. Ele é mais afeito à culianária italiana, grega e indiana, curte criar as próprias galinhas, tem uma horta em casa, enfim... seria meu futuro marido perfeito, se não fosse casado e com duas filhas. rsrsrsrs

      Excluir
  2. fiquei super a fim de fazer... se eu conseguir comprar os ingredientes, farei semana que vem pra Mow, tipo uma surpresa...

    pode ser outro peixe além da pescada??? O.o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Val, acho que sim. Na receita dele nem é pescada, mas haddoque e bacalhau com camarão. Eu já usei merluza fresca e aqueles filézinhos de pescada branca congeladas, os dois com sucesso. O tempo de cozimento do peixe é só o de dourar a torta, então não acho que precise ser nada muito firme, como numa moqueca, por exemplo.

      Excluir
  3. OMG COMIDA! OMG
    mulher do céu, melhor post ever! Tem comida! Eu te amoooo ! HAHAHA
    Só pela foto tá com uma cara deliciosa! Ou seja, vou sair correndo pra arrumar os ingredientes!
    Faça mais post assim viu ?
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahauhauhahua. Eu pretendo fazer, Luana. Receita é o que não me falta, mas habilidade e memória para fotos. Tanto que tive que emprestar essa do hashtagcake.me, pelo menos até a páscoa, quando pretendo fazer essa receita de novo (mas não curto fazer isso, só fiz pq eu TINHA que compartilhar isso com vocês antes da páscoa. Huahuahuahu). Corre e faz sim, que é uma delícia.

      Excluir
  4. Oiee Amanda tudo bom? poxa que boa lembrança esta sua adorei mesmo o post, a descontração e a receita e por usar um peixe alternativo deve sair bem mais em conta que a torta com bacalhau que esta pela hora da morte todos os anos.. bjs amada :)
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, eu nem curto tanto esse bacalhau salgado, sabia? Claro, se é aquele Gadus Morhua maravilhoso, quem sou eu pra dizer que é ruim? Mas a gente que é pobrinha vai comer gadus quando, né? 170 pila o kg. Aí vem a tia Crotilde com aquele Ribeiralves seco, que eu já acho caro demais pra qualidade, e você tem que comer pq, né, desfeita... Enfim, divaguei. Huhauhauhuahauhuhauahuaha.

      Excluir
  5. Oi Amanda, tudo bem?
    Parece uma delícia! Claro que se eu resolver fazer irei tirar os ovos, não gosto...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica, vc é meu contrário. Por mim eu enchia o mundo de ovo. Cozido. Hauhauhuhahah. Adoro!!!

      Excluir
  6. Nossa, gordices!!!!
    kkkkk
    adoro coisas engordativas, rs.
    Adorei a receita.
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Amanda! Sabe, eu não gosto de peixe, a não ser de algumas poucas espécies, e desde que estejam fritos. Ou então os crus da culinária japonesa. E também não tenho muito dote para pratos salgados, minha mão é boa para os doces.
    Mas como um peixe na semana santa sempre vai bem, e essa torta está tremendamente linda, vou passar a receita pra minha mãe! :) Aí ela faz aqui em casa, acho que vou gostar.
    Um beijinho,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  8. Oláá
    Hmmmm que delicia, não costumo cozinha se não com certeza anotaria a receita, bom apetite a todos que forem provar e fazer, boa sorte também espero que dê certo ;)

    Beijos
    Reality of Books
    Catharina

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda!
    Hahahahahahah adorei o nome da coluna, aaiii eu aqui precisando fazer dieta!!
    Deu até agua na boca!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dieta na Páscoa é tortura. Huahuahhuahuahua

      Excluir
  10. Oie, tudo bom?
    Eu não como peixe, mas a torta parece deliciosa. Adoro testar novas receitas e fazer uma comidinha gostosa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥