Sisu 2015 - Guia para Iniciantes

19 janeiro 2015

Oi gente!
Esse post é um guia para os marinheiros de primeira viagem, e pra quem não é também, mas tem dúvidas de como funcionam as inscrições para o SISU (Sistema de Seleção Unificada). Então se você quer concorrer a uma das vagas disponíveis nas universidades federais da sua região, essa é a hora!


As inscrições vão de 19/01(segunda-feira) até 22/01(quinta-feira)
O resultado sairá dia 26/01 (na próxima segunda-feira) e o dia das matriculas para quem tiver sido selecionado será de 30/01 a 03/02.
Esse ano o SISU só terá uma chamada, e os candidatos que não forem selecionados terão do dia 26/01 ao 06/02 para se cadastrarem na lista de espera.

Apesar do constante congestionamento, o site do SISU é bem auto didático, e é só você ter paciência de ler que dá pra entender tudo, mas se você é marinheiro de primeira viagem e está mais por fora que bumbum de rainha de bateria, cola em mim que eu te explico como funciona tudo.



• Para acessar o site http://sisualuno.mec.gov.br/ Você precisa ter em mãos: O Número de inscrição do ENEM 2015 e a Senha.

• Se você esqueceu seu número de inscrição ou a senha clique Aqui (agora vai na fé, porque esse site tá bugado)

• Na sequência o site irá pedir para você atualizar seus meios de contato (Telefone e e-mail)E então haverão duas caixinhas assim:


• Então você clica em fazer inscrição e aparecerá uma tela assim:
Agora escreva o nome do município onde você procura a vaga, ou a instituição ou o curso.
(Escolher o município é mais fácil!)

• Após a pesquisa apareceram os cursos, você deve escolher o que você quer. E então terá que ter paciência pra ler...
As Vagas reservadas, são as que se encaixam no sistema de cotas, leia cada uma das sessões com atenção, verifique a documentação que elas exigem para quem se inscreve, para escolher a que melhor você se encaixa. Se achar que não se enquadra em nenhuma delas opte pelas vagas de Ampla Concorrência.

O Link em azul mostra a sua média na seleção daquele curso, vale ressaltar que essa não é a sua média do ENEM e sim a sua média no curso.


Pois cada curso possui um peso diferente para cada uma das notas.  

Entenda Essa Nota


A sua nota é multiplicada pelo peso.
Exemplo: Como vocês podem observar a nota da redação tem peso 2,00, ou seja, a sua nota da redação para a vaga de administração é multiplicada por 2,00.

Esses pesos variam de curso para curso, mas basicamente funciona com cursos de humanas tendo as matérias de humanas com pesos mais altos e cursos de exatas tendo as matérias de exatas maiores. E em alguns cursos que são de algumas matérias específicas os pesos da prova correspondente aquelas matérias podem até triplicar.

No final suas notas serão somadas e o resultado será representado por B, como vemos mais abaixo:
Nota do estudante (B/A) = (???)
Ou seja, o resultado da Nota B é dividido por A que equivale a 10,00.

 O que é Nota de Corte?

A Nota de corte é basicamente a menor nota que você pode ter para concorrer aquela vaga. Ela é atualizada a cada dia e através dela você pode ficar atento para possibilidade de permanecer ou não tentando a vaga naquele curso.

Exemplificando:
Se você tem interesse em dois cursos, por exemplo, administração e contabilidade, sua nota é 600,0.
Você se inscreve com Administração na primeira opção e contabilidade na segunda.
No final do segundo dia de inscrições você verifica que a nota de corte do curso de administração é de 620,0 e a do curso de Contabilidade é 580,5.
O que faz com que você não tenha nota o suficiente para alcançar a vaga do curso de Administração, mas ainda tenha chances para o curso de Contabilidade, então você tem duas opções: Alterar as opções do curso, deixando Contabilidade na primeira opção e Administração na segunda. Ou Descartar a inscrição no curso de administração e escolher outro curso que seja compatível com a sua nota e vontade.

A Nota de Corte equivale apenas como parâmetro para o candidato ter ideia de qual a pontuação necessária para entrar no curso que ele escolheu.
Sabendo disso, ele pode modificar a opção de curso, para aumentar as chances de ser selecionado.


Espero ter ajudado os marinheiros de primeira viagem no SISU, boa sorte a todos e qualquer dúvidas deixem nos comentários que eu tentarei responder.
Beijos.

8 comentários:

  1. Postagem bacana, indicarei aos meus alunos!
    Gosto de blogs que primam pela autenticidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nooossa que bacana Kris, muito legal da sua parte explicar tim tim por tim tim o que precisa pra gente participar do sisu. Eu infelizmente não posso fazer, mas com certeza irei indicar o seu post para alguns amigos.. parabéns mesmo. Beijão

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kris!!
    Importante este post, porque vejo muita gente acessar na minha lan que fica com dúvidas...Tá bem explicadinho, vale compartilhar, posso?
    Beijos!
    Alessandra || <a href="http://www.divatododia.com,br> Diva Todo Dia </a>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê, pode sim.
      É um favor que você me faz.
      Obrigada :)

      Excluir
  4. Parabéns Kris, pela ideia original e ela iniciativa em ajudar quem quer se inscrever no SISU e mal sabe por onde começar, e como será o processo de inscrição. Quem dera todos tivesse essa preocupação em ajudar o próximo. Vou compatilhar na page do blog, porque de fato achei magnifico sua iniciativa. bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu entrei nessa esse ano.
    É bem fácil de mexer no sistema né! Beijos

    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥