Resenha: Cem anos de Solidão, de Gabriel García Marquez

07 janeiro 2015

Edição: 
Editora: Record/Altaya
ISBN: 8501154032
Ano: não possui informação
Páginas: 395
SinopseEste livro, vencedor do prêmio Nobel traz a incrível história da família Buendía, uma estirpe de solitários que habitam a mítica aldeia de Macondo. A narrativa desenvolve-se em torno de todos os membros dessa família, com a particularidade de que todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula, uma personagem centenária.

Minhas opiniões sobre o livro
Oláaaaaaaaaaaa amiguinhos!!!! 
Como este post é programado, espero que neste exato momento eu esteja desfrutando do meu prêmio da Mega da Virada em Santorini, obrigada.
E já que meu ano vai começar tão bom em Santorini, vou ser generosa com vocês, crianças, e trazer a resenha de um dos livros mais incríveis que já li, o livro que me trouxe pro lado louco da força, obra prima do gênio do realismo fantástico, o livro que não quero nem saber, você PRECISA ler.
O livro conta a história da família Buendía, fundadores do pequeno vilarejo de Macondo.
José Arcadio e Úrsula são primos, que partem para uma terra distante a fim de sossegar um fantasma que surge em suas vidas por conta de uma bizarra situação.
José Arcadio é um visionário, quase beira a loucura. Ao conhecer o cigano Melquíades, e as maravilhas de modernidade que chegam com sua caravana, José fica cada vez mais distante do patriarca da cidade que era quando Macondo foi fundada. Úrsula, por sua vez, é pequena mas inquebrantável. De uma força absoluta de caráter e vontade. Seus filhos, Aureliano, José Arcádio, Amaranta e a adotiva Rebeca são a segunda geração de buendía, que a partir daí segue cheia de Arcádios, Aurelianos a Amarantas, até seu último descendente, todos seguidos de perto por Úrsula, que é, até a sua morte, a "voz da razão de uma familia de loucos".
Cada personagem tem sua própria história fantástica, assim como seu trágico desfecho. Não é preciso nem falar, o título do livro já manda aquele spoiler louco de que este não é o livro mais feliz do mundo.Mesmo assim, é uma leitura tremendamente agradável, em cada uma das sete gerações de Buendía.
Do medo de Úrsula de ter filhos com rabo de porco, à impetuosidade de José Arcádio, passando pelos amores proibidos de seus filhos e o progresso que chega ao pequeno povoado com uma velocidade assustadora, tudo parece tão natural, mesmo em meio a tantas loucuras, que parece que lemos o relato de alguém em um diário, uma história verídica, daquelas de avó, que juram que uma vez o lobisomem tentou entrar em casa, ou que viu algo impossível "com esses olhos aqui, juro pra você".
García Marquez encontra uma certa poesia no enfado cotidiano, a leveza em meio ao conflito, e a realidade em meio à loucura, de forma magistral.
É uma leitura que fluí, mesmo quando o autor nos apresenta parágrafos infindáveis, que duram por páginas inteiras.
Como eu sou a maluca das ilustrações, não poderia deixar de falar do delicado trabalho apresentado neste exemplar, as ilustrações de Carybé, que eu desejei que fossem maiores e mais constantes e talvez até coloridas, pois sou apaixonada por cada uma delas.
Tudo neste livro é sublime, mágico e lindo. Eu sei que é clichêzão, que Cem Anos de Solidão está nas listas de "livros que você deve ler" de quase todas as publicações, de quase todos os países do mundo. Mas não dá pra evitar. É um dos meus preferidos e mais lidos e relidos, com certeza. 
É outro daqueles livros dificílimos de resenhar (até porque são tantos acontecimentos que é quase impossível explicá-lo o suficiente para alguém, sem lançar uns spoilers.) e que só resta a mim tentar convencê-los com a minha empolgação. Pois tudo que se pode dizer dele é que você deve lê-lo, com atenção e gana, para que possa entender o que é amar aos Buendía como se fossem os seus, e à Macondo como se fosse sua.
Beijos, e um bom 2015 para todos vocês.

14 comentários:

  1. Tou com esse aqui pra ler pra um desafio esse ano! Não vejo a hora! Ótima resenha! ;)

    Samara - www.infinitoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samy, espero que você goste, pq é dos livros mais incríveis que já li.

      Excluir
  2. Esse livro realmente deve dar o que falar, eu adorei a resenha, é bem diferente dos livros mais "cliches" que circulam pela net normalmente!
    Eu gostei muito, mas dei uma procurada na net e nao me pareceu tao facil de encontrar
    Adorei seu blog ele é muito fofo
    Beijão
    www.jhennifersandy.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhennifer, Cem anos de Solidão é CLICHEZAÇO, só que é antiguinho, e o povo agora só quer saber de Saga e Young Adult.
      Deve ser tão difícil de achar não, pq ele é classicão, só não vai tar naquela prateleira da frente na livraria. Huahauahuah.
      Beijão.

      Excluir
  3. Deve ser um livro espetacular mesmo. Não tinha ouvido falar nele ainda. Se algum dia eu tiver a oportunidade irei lê-lo.
    Lindo o seu blog *-*

    Beijos invernode1996.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Tudo obra da Kris, eu só escrevo umas besteiras aqui. Rsrsrsrs

      Excluir
  4. Olá :) Achei o livro super interessante, aparenta possuir um assunto/drama bem "forte". :o
    Resenha maravilhosa. :3 ;D Bjinhos *-*
    http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. drama é pouco, Gaby, são CEM ANOS DE DRAMÃO! ADOOOOOOORO! Huahauhauhauau.
      Obrigada pelo elogio, beijos.

      Excluir
  5. Amei a resenha! Parece ser um livro maravilhoso, bateu uma vontade de ler rsrsr, acho que eu iria gostar de ler, quem sabe um dia =)
    Um beijo

    blogthayseferreira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayse, espero que você leia. Espero que TODO MUNDO leia. Eu quero bilhões de amigos Macondeiros. Huahauhauahu.

      Excluir
  6. Resenha super bem feita. Não curto muito ler, mas esse chamou atenção haha estou te seguindo aqui no blog, se puder vem conhecer o meu e me seguir também, bjss ♥

    www.sugerindobeleza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio. Gostei do assunto do seu blog, sou louca por produtos de beleza, vou olhar.

      Excluir
  7. Oie Amanda,
    Que resenha mais apaixonada *-*
    Eu ainda não li Cem Anos de Solidão, mas pretebdo mudar isso em breve!
    Beijos
    http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, é dos meus livros favoritos, apaixonadérrima mesmo! Espero que você leia e goste.

      Excluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥