Resenha - Um Sussurro nas trevas de H. P. Lovecraft

10 setembro 2014

Edição: 1
Editora: Hedra
ISBN: 97885771520
Ano: 2011
Páginas: 152
Tradutor: Guilherme da Silva Braga
Sinopse:
Um sussurro nas trevas (1930) narra os acontecimentos ocorridos após as grandes enchentes de Vermont em 1927. Ao ouvir histórias sobre cadáveres de animais desconhecidos boiando nas águas, o acadêmico Albert N. Wilmarth tenta vincular os relatos às crenças populares da região. O assunto ganha os jornais e a seguir entra em cena Henry Wentworth Akeley, o folclorista de Vermont que acredita na existência de cultos secretos e criaturas inumanas nas colinas do estado – e logo percebe estar diante de coisas muito mais poderosas do que seria capaz de imaginar. Um sussurro nas trevas é um dos grandes expoentes do “horror cósmico” de Lovecraft. O volume traz em apêndice dois textos inéditos em português: “Vermont – uma primeira impressão”, um poético relato da viagem que influenciou de maneira decisiva a escritura dessa novela e “O sussuro reconsiderado”, ensaio do escritor Fritz Leider, publicado originalmente na revista Haunted (1964).


Minhas Opiniões Sobre o Livro


Um Sussurro nas trevas foi meu primeiro contato com Lovecraft e infelizmente, para mim, não se saiu como eu esperava. Não sei se foi pelo fato do livro ser sobre extraterrestres, e esses serem justamente os seres fictícios, pelos quais eu nutro mais aversão. Há pessoas que tem problemas com palhaços, eu tenho com E.T. ‘s (Me julguem). Mas sem dúvidas foi uma leitura que me tirou da zona de conforto, uma vez que não tenho o hábito de ler ficção científica. Porém o que eu acho que me levou a não apreciar tanto a leitura, foi o fato de eu ter esperado mais ação em todo o enredo e esse por sua vez ser que quase completamente descritivo. Coisa que eu acho enfadonha.
A História é narrada por Albert Wilmarth um cético professor de literatura na universidade de Miskatonic e um forte questionador em relação aos assuntos ligados ao folclore da Nova Inglaterra, que contesta fortemente os comuns relatos locais do aparecimento de seres extraterrestres (descritos como “uma espécie” de caranguejos gigantes) e do culto a eles, até ser contatado por Henry W. Akeley, um culto morador da área onde acontecem as aparições e que passa a lhe relatar detalhadamente os medonhos acontecimentos que ocorrem em sua propriedade. Além de lhe apresentar diversas provas físicas deles. E lhe proporciona mais adiante, até mesmo, o que podemos chamar de "um contato imediato".
Como eu já havia dito a narrativa é altamente descritiva e é assim também que o “temor” se aplica. E por ela se dar em primeira pessoa nós recebemos as impressões de Wilmarth que passa claramente a imagem de um medroso de marca maior. Eu considerei o fator “horror” presente no livro de moderado a light, mas sem dúvidas em alguns momentos a narrativa se torna bem perturbadora.
A leitura do livro, não é fácil, pois a linguagem usada é bem rebuscada e com palavras que não são tão comuns atualmente, apesar que pra mim isso não foi um problema devido ao hábito de ler livros mais antigos. De fato, essa não é uma leitura para todos os gostos, mas para os fãs de Horror psicológico e ficção científica é com certeza uma boa pedida. 


Galeria



 Beijos e até mais!

8 comentários:

  1. eu sou doida pra ler esse livro dele, e acho que vou gostar da leitura. Adoro Lovecraft rsrs
    pena tu não ter curtido tanto assim xD
    bj, Kris.
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi... ~8
      Eu fiquei triste também, mas é que não tem quem me faça gostar de E.T.
      e nem de livros muito descritivos.
      Mas não achei ruim, não, só não me empolguei o quanto eu imaginava.

      Excluir
  2. Ficção cientifica também não é meu forte. Li apenas dois livros de Ficção, mas não gostei muito. Quem sabe esse me faça mudar de opinião...
    Parabéns pela resenha!

    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só experimentando pra ter certeza né Lilian?
      Se tiver oportunidade leia mesmo, acho que mesmo quando não curtimos um livro a leitura nunca é perca de tempo.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Kris ! Não sou a maior fã de livros desse gênero . Ficção sim , horror não . Antigamente assistia muitos filmes do gênero mas acho que fiquei um pouco medrosa com o passar do tempo . Estranho né kkk

    Mas enfim , a capa já não me chamou atenção , pela sua resenha o livro não é aquilo que se diga , e também não é meu gênero favorito . Resumindo não tenho interesse nenhum nele.

    Mas sua resenha ficou muito boa , é a primeira que eu leio e com certeza vou acompanhar o blog, acho super legal quando a blogueira dá sua opinião (seja ela positiva ou negativa) sem medo a respeito de um livro :)

    Abraços , Carolina
    http://dezenove--primaveras.blogspot.com.br/

    ~1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já curto mais horror que ficção, XD
      Acho que o problema com a capa é da editora, mesmo. Pelo livro ser Pocket eles deixam bem simples.
      Eu não sei se errado, mas não consigo escrever uma resenha sem a minha opinião sincera.
      O livro não é ruim, mas sem dúvidas eu não sou o público alvo dele.
      Obrigada pela Visita Carol *__*

      Excluir
  4. Nunca li nada de Lovecraft, e ainda que eu tenha curiosidade não saberia bem o que esperar nem se me agradaria ou não. Bom, é fato que eu ando bem empolgada com o gênero ficção científica, que eu comecei a adentrar há pouco. E, ao contrário talvez da maioria, eu geralmente gosto de narrativas bem descritivas, muito mais do que a ação em si. E tudo o que tem teor psicológico me atrai demais. Agora, a temática de ETs, bom, sou indiferente, não me causa nem repulsa nem atração especial.
    Gostei da resenha, bem objetiva e clara.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  5. Ficção cientifica não ver a ser um dos meus generos favoritos
    Mas sinceramente nao lembro de um ter lido algum livro deste genero
    Mas,me deu vontade de ler,por curiosidade
    Ou algo assim
    Parece ser otimo e ja ouvir falar maravilhas deste autor

    #ClickFB

    blogdamiihs.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥