Resenha- Dicionário Brasileiro de Insultos - Altair J. Aranha

04 setembro 2014

Edição: Primeira
Editora: Ateliê Editorial
ISBN: 8574800783
Ano:
 2002

Páginas: 364

Sinopse:Para aliviar aquele sentimento negativo em relação a uma pessoa ou situação, nada mais eficiente do que um bom xingamento. Mas como você reagiria se lhe chamassem de liburno ou mancípio? Para acabar com esse tipo de dilema, Altair J. Aranha explica mais de três mil termos potencialmente ofensivos, usados em todas as regiões do país. Com definições esclarecedoras e exemplos de aplicação, o Dicionário Brasileiro de Insultos oferece ao leitor um verdadeiro inventário da riqueza vocabular brasileira.


Minhas Opiniões sobre o Livro: Eu estou beeeem sem vontade de coisa alguma ultimamente, mas adoro resenhar por aqui, então tô resenhando uns livros que moram no coração, ao invés de pegar coisas novas pra ler. Isso está sendo bem legal, porque acabei me reencontrando com essa pequena caixinha de amor, que é o Dicionário Brasileiro de Insultos.
Eu adoro xingar (quem noonca né?) E quando a pessoa não entende o xingamento, então a delícia é dupla: Além do xingamento devidamente escolhido para o pobre desgraçado, ainda fica implícito que ele é um burro.
Pura alegria? Sim ou com certeza?
Como vocês poderão notar pelo estado do coitado, ele foi meu melhor companheiro na época de escola, andava comigo pra cima e pra baixo, na mochila suja, cheia de ponta de lápis e papel de chiclete.
Brincávamos de abrir o dicionário, ler uma palavra e utilizar durante o dia aquele insulto com algum pobre desavisado, era o triunfo do dia.
Hoje com essa história de bullying, não é recomendado repetir isso em casa, crianças. Mas enfim, eras uma época boa, em que se podia xingar livremente, e esse pequeno e precioso dicionário era um trunfo.
Ele é leve, compacto, em um formatinho pocket, perfeito pra ser seu companheiro do dia- a - dia.
São mais de 3.000 verbetes, desde coisas simples, até palavras extremamente absurdas, que vão fazer o maior sucesso na sua turma. Sério. Com meus amigos, uma das palavras que bombou foi o "chumbrega", tudo e todos eram chumbregas, menos nós, é claro.
O que eu achei mais legal, foi que no dicionário, alguns termos possuem a origem histórica, e algumas coisas não tem ligação nenhuma com o termo do qual foram originados. Por exemplo: já chamou alguém de bucéfalo? Era o Cavalo de Alexandre, O Grande. Um puta de um cavalo bom, por sinal. Virou xingamento.
Enfim, se você é como eu, e gosta de sair insultando todo mundo por aí, leve esse livrinho na mala, na mão, na bolsa, onde der. Se não gosta, não seja zoilo, e me deixa em paz!

6 comentários:

  1. Hauhauhauha, #5
    Amanda, só tu visse?
    Me acabo de rir, aqui. Mas confesso que na minha adolescência um livro desse teria sido uma mão na roda, KKKKKK
    P.S.: Se tu chamar alguém de Chumbrega no nordeste a pessoa te entende, visse? KKKKK

    ResponderExcluir
  2. Tô sabendo Kris, as palavras no dicionário tem o lugar de origem. Huahuahuahua! Aliás, oh povo bom no xingamento que é o Nordestino! Acho que metade do dicionário veio de lá! Huahuahuahua

    ResponderExcluir
  3. Mas gente, não sabia que existia dicionário pra isso, que divo! Adoro conhecer uns bons palavrões, vou procurar por ele! Obrigada pela dica *-*

    bjs,
    Bianca.

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Hahahahahahaha! Esse eu não conhecia! xD
    Desses dois que você citou, eu conhecia o Chumbrega, porque sou do nordeste, e lá tem mesmo cada um.. hahaha
    Gostei desse livro!

    Beijos :*
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Huahuahua! Que bom que gostaram! Eu estou muito apelona ultimamente! Chocolate e palavrões, quem não adora néam? Huahuahua!

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha
    Bucéfalo é isso??? Nada a ver uhasuhsahuas
    Preciso de um desse, é legal aqueles xingamentos que ninguém conhece.
    Costumo chamar as pessoas de "oligofrênico", a maioria fica com uma cara de dúvida hahahaha

    Beijão.
    Diego
    literamusicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥