Divulgação: Projeto ALira - Música e Poesia

18 agosto 2014

Música e clipe da poesia de Drummond.
Projeto cultural pretende gravar uma música da poesia "José" de Carlos Drummond de Andrade e fazer um videoclipe em animação 3D
Poesia e música se misturam. A interação entre essas duas artes é algo praticamente inevitável. Há sempre um pouco de poesia na música e um pouco de música na poesia. Inclusive, a letra de uma música lida (sem ser tocada e cantada) compara-se a um texto poético. As semelhanças da poesia com a música são evidentes: a estrutura em versos e estrofes, as rimas, o ritmo exposto pelos sons das palavras, etc.
Desde a Antiguidade Clássica, a poesia já era declamada e acompanhada por instrumentos musicais. Ou seja, não é de hoje que essa aproximação da arte poética com a arte musical se estabelece. E, atualmente, o projeto ALira, ciente dessa íntima relação da poesia com a música, pretende evidenciar ainda mais essa conexão artística ao musicar poemas famosos de autores brasileiros.

Entenda o projeto e seu primeiro passo:


ALira é um projeto que tem como objetivo principal valorizar a literatura e a música brasileira, as poesias e os poetas nacionais. Desse modo, os versos serão tocados e cantados assim como afirma o slogan do projeto "ALira: POEMAS que enCANTAM"

O projeto irá apresentar em forma de canções as poesias mais conhecidas dos poetas Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Mário Quintana, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, entre outros.

"Digo que os poemas serão 'musicalizados', tendo como principais referências os gêneros musicais: MPB, Pop, Reggae e Folk. A ideia é fazer canções poéticas populares, simples e fáceis de serem tocadas, cantadas e apreciadas por quem ouvir" - esclarece Rafael Clodomiro, compositor e autor do projeto, que fala mais sobre a iniciativa neste vídeo de apresentação do projeto:
https://www.youtube.com/user/projetoALira
E o primeiro passo do projeto é gravar uma canção poética do poema "José" de Carlos Drummond de Andrade (poema que exalta a conhecida expressão "E agora, José?") e fazer um videoclipe em animação 3D desta mesma música.
Sendo assim, a "ALira" foi inscrita no Catarse, site de financiamento coletivo de projetos, para receber ajuda daqueles que apoiam essa iniciativa cultural.

Ajude "ALira" nascer!

No presente momento, a "ALira" ainda é um projeto escrito no papel, mas que deseja muito nascer e ser realizado. Tudo que foi dito acima é o que se pretende fazer: gravar canções poéticas e produzir videoclipes.

Vale destacar que o projeto é atento com o pagamento dos direitos autorais (o primeiro passo contempla o pagamento aos titulares de direitos autorais de Carlos Drummond de Andrade), considerando que a intenção é que tudo seja executado em perfeita harmonia poética, musical e legal, conforme a Lei de Direitos Autorais.

Então, acesse www.catarse.me/pt/alira e ajude essa ideia cultural dar seu primeiro passo rumo à valorização da poesia com a música.

Quem colaborar com o projeto irá ganhar recompensas e brindes exclusivos com a marca "ALira". E essa é dinâmica do site de financiamento coletivo onde o projeto ALira está cadastrado, ninguém sai perdendo, e se por acaso até o dia 13 de setembro (data final da arrecadação) não for atingido a meta pretendida do projeto, quem contribuiu recebe o seu dinheiro de volta.

Apoie o projeto cultural ALira:
www.catarse.me/pt/alira
www.facebook.com/projetoalira
www.youtube.com/user/projetoAlira

4 comentários:

  1. projeto bacana, hein :D
    http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/08/jazz-decadencia-e-sexo-na-cidade.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que eles recebam o apoio.
      Beijoooo, Val ~2

      Excluir
  2. Que projeto maravilhoso. Certamente vale apoiar!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale sim, é um voto na cultura.
      Bjo obrigada pela visita.

      Excluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥