Resenha - Jack, o estripador de Paulo Schmidt

12 julho 2014

Edição: 1
Editora: Geração Editorial
ISBN: 8561501081
Ano: 2008
Páginas: 240
Sinopse:
Jack nunca foi preso, e não se sabe quem ele foi, nem por que cometeu seus atrozes assassinatos. Ele é uma sombra, um enorme ponto de interrogação traçado com sangue. O Estripador transformou-se em lenda porque os mitos brotam das lacunas deixadas pela História. Tentar adivinhar a identidade do criminoso de Whitechapel ainda é a principal pergunta ou mistério policial da atualidade.




Minhas Opiniões sobre o livro

Eu particularmente adorei o livro, a história de Jack me fascina completamente. Pela sua complexidade no geral, e pelo fato de nunca terem descoberto quem ele realmente o era.
O Livro é uma espécie de dossiê que traz ao leitor, detalhes sobre os crimes capazes de prender a atenção ou abalar o estômago dos leitores mais fracos. Jack, mutilava suas vitimas e algumas chegaram até a ser degoladas.

Nele o autor também cita os principais suspeitos da mesma maneira que vai os elimina com provas de sua inocência, da mesma maneira que aconteceu na época. Mostra claramente um retrato da era Vitoriana e como Jack desmoralizou a policia da época que se dizia tão preparada, mas que nunca foi capaz de prende-lo.
O Livro nos faz levantar várias questões:
Quem era Jack de verdade? Uma presença sobrenatural? Um gênio assassino? Várias pessoas unidas para matar? Um dos suspeitos da época com um álibi falso?
Essas são respostas que nunca teremos.
Ele não foi o primeiro serial killer da historia, mas Jack, O Estripador foi o primeiro a criar um frenesi mundial da mídia em relação aos seus crimes,conseguindo assim sem dúvidas ser o desconhecido, mais conhecido de todos os tempos.


Curiosidades

  • Em 1989, Alan Moore e Eddie Campbell lançaram o romance From Hell, uma ficção que se aprofunda nas teorias de Stephen Knight sobre a identidade de Jack.
  • Em 1995, Jô Soares lança "O Xangô de Baker Street", uma comédia que coloca de maneira cômica Sherlock Holmes no encalço do estripador. (resenha em breve).
  • Em 2001, foi lançado o filme From Hell, "Do Inferno", com Johnny Depp no papel do Inspetor Frederick Abberline.
  • Em 2006, Jack o Estripador foi escolhido pela revista BBC History Magazine e seus leitores como o pior bretão da história.
  • Em 2009, estreou na ITV a série Whitechappel onde detetives de Londres investigam uma série de acrimes que imitam os de Jack, o Estripador só que em pleno século XXI.
  • Em 2012, A série Ripper Street da BBC começou a ser transmitida. A série passa-se em 1889, seis meses após os assassinatos de Jack, o Estripador e segue as investigações da H Division de Whitechappel que nunca conseguiu encontrar o estripador.


Muito bom!
4 Corações para ele!

2 comentários:

  1. Oi Kris, tudo bem?
    Adorei a resenha, Apesar de ser suspeito para falar desses livros kkk tenho uma queda por histórias de assassinatos e psicopatas.
    Mais um que entrará para minha lista de leituras.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu já vi esse filme com Depp. Muuuito bom. Jack é um dos meus serial killers preferidos, com certeza adoraria ler esse livro :D
    bj, Kris.
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥