Resenha - A Vida Sabe O que Faz de Zíbia Gasparetto (Lucius)

25 junho 2014

Título: A vida sabe o que faz
Autora: Zíbia Gasparetto, pelo espírito Lucius
Número de páginas: 320
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-7722-168-4
Sinopse:
Isabel já pretendia se casar com Gilberto quando foi surpreendida: Carlos, seu ex-noivo, que foi lutar na Itália e dado como morto, voltou depois de cinco anos, cheio de amor cobrando o compromisso. Mas Isabel não quis. Carlos sofreu e se revoltou, contudo não desistiu. Inconformado com a nova realidade, utilizou a raiva para recuperar todos os anos que a guerra havia roubado de sua juventude. No decorrer desta história apaixonante, passada entre Brasil e Itália, logo após a segunda guerra mundial, descobrimos que, dependendo das atitudes de cada um tudo pode mudar, mas sempre, em todos os casos, a sabedoria da vida prevalece, sempre nos trazendo o melhor.

H
á quem não goste de livros espíritas, eu particularmente adoro já li um monte, mas não os tenho resenhados aqui pois foram lidos antes de eu começar a escrever resenhas pro blog (mas vou reler para escrever as resenhas). Eu acho que esse tipo de leitura é juntar o útil ao agradável, pois além de você conhecer uma história linda com personagens marcantes ainda recebe uma lição de vida.

Então se você nunca leu um livro espírita te convido a abandonar esse preconceito um pouco e conhecer essa história linda e que além de tudo alimenta a alma.


Minhas opiniões sobre o livro.


O livro retrata inicialmente a história de uma moça que havia nutrido um relacionamento cômodo desde a infância e iria se casar. Paralelamente acontece a 2° Guerra Mundial, o noivo é um dos soldados brasileiros que vão combater, mas o findar da guerra ele não retorna e é dado como morto.
Após meses de reclusão e sofrimento a moça, Isabel, acaba por conhecer outro jovem, Gilberto, que após muito tentar acaba a conquistando e eles ficam noivos.
Nesse ínterim o namorado de infância e antigo noivo, Carlos, retorna da guerra. Completamente mudado e com prováveis traumas pós guerra. Ele havia perdido os documentos o que dificultou a sua volta, mas agora queria retomar a sua vida de onde havia parado. E não se conforma quando Isabel o diz que as coisas mudaram, que ela agora ama outra pessoa.
Carlos então começa a traçar um plano que o trará Isabel de volta, mas também começa a ter um sonho estranho onde vê uma misteriosa mulher que o faz sentir amor da maneira que ele não havia sentido antes nessa vida.

A história é completamente linda, eu resumi acima são apenas os fatos dos 3 personagens principais, o livro traz algumas histórias paralelas tão profundas quanto a principal. O livro é simples, direto, realista de uma maneira que passa que aquelas coisas poderia estar acontecendo (ou ter acontecido noutra vida quem sabe) conosco.
Eu me peguei diversas vezes esperando que determinado personagem, acabasse se dando mau. (acho que estou lendo as crônicas de gelo e fogo demais), mas não era um desejo, era mais um temor. Porque em outros tipos de trama a que eu estou acostumada a ler, era provavel que o pior viesse a acontecer. Mas nesse livro, não. Como diz no título A vida sabe o que faz, o livro nos leva a perceber que alguns momentos que passamos na vida, onde achamos que está tudo errado e nada mais dará certo dali em diante, estamos apenas passando por uma parte escura do caminho que precisamos trilhar para chegar ao lugar em que devemos. Então o que precisamos é ter cuidado para não nos perdermos nessa parte e consiguirmos chegar intactos até o final, (que também não é o final, mas um novo começo).

Lógico que eu recomendo o livro, aliás já recomendei, só estou enfatizando agora.
Eu dou 4 corações pra ele


Quotes


As atitudes das pessoas revelam como elas veem a vida. Aos interessarmos por alguém, é bom prestar atenção a forma como essa pessoa pensa e avaliar se nos convém manter um relacionamento. É ilusão pensar que mais tarde ela possa mudar. Essa forma de pensar custa muito caro. As pessoas só mudam quando querem."

Aceitar o que não se pode mudar revela sabedoria. Confie na vida. Ela sabe sempre o que é melhor para você."

4 comentários:

  1. Sempre tive vontade de ler um livro espírita. E quando se fala da Zíbia Gasparetto, eu tiro o chapéu! Só escuto elogios sobre ela. Não sabia com que livro dela começar, mas acho que já descobri! ;) Resenha super bem feita e inspiradora! Parabéns.... Bjokas
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Anya.
      Eu quero ler o primeiro livro dela "E o amor venceu"
      Minha mãe diz que ele é muito bom!

      Excluir
  2. Ah eu também adoro livro espírita!
    Já li alguns da Zibia, mas ainda quero ler todos!
    Pena que são muitos os livros que estão na fila. Rs
    Seguindo aqui!
    Bjoss

    http://www.fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥